Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Macarrão Instantâneo em Pacotes Plásticos

5 de dezembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Segundo informações divulgadas pelo jornal japonês Nikkei as vendas de macarrão instantâneo em pacotes plásticos está voltando com um crescimento acentuado, como os da linha Maruchan Seimen, da fabricante Toyo Suisan. Outros produtores tradicionais de macarrão instantâneo como a Nissin, que está relacionado com a Ajinomoto no Brasil. A Sanyo Foods, que estuda entrar no mercado brasileiro, também procura conquistar a sua fatia neste mercado. A sua marca Sapporo Ichiban é líder do mercado mundial.

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Produtos macarrão instantâneo em pacote conseguem vendas crescentes apesar dos seus preços mais elevados

O mercado de macarrões em pacotes plásticos, que vinha decrescendo rapidamente nos últimos anos, devido às vendas elevadas dos em copos, estão voltando no Japão, apesar dos seus preços um pouco mais altos. A tendência das vendas é um excelente exemplo de como produtos diferenciados podem conquistar os consumidores.

Nos dados coletados nos pontos de venda em supermercados japoneses para uma empresa de pesquisas, os macarrões com sabor de molho de soja lançado há cerca de um ano foram o macarrão instantâneo de pacote de venda mais elevada por oito meses consecutivos, até outubro último. Existem também os tipos temperados com sal e com sabor de caldo de porco, semelhantes com os que são vendidos pela Aska no bairro da Liberdade em São Paulo, muito procurado pelos consumidores, mas que não são instantâneos, mas de rápido preparo.

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As vendas totais da versão molho de soja este ano chegaram ao dobro da meta inicial. As quatro ofertas de sabores tiveram uma participação combinada de cerca de 18% do mercado do macarrão tipo pacote em outubro, batendo o macarrão instantâneo em copo que era líder do mercado desde 1970.

A principal razão para a imensa popularidade do macarrão instantâneo em pacote é a sua textura, que se diz próxima ao dos macarrões originais. Macarrões instantâneos são geralmente fritos ou secos após cozidos e os consumidores parecem preocupados com a sua saúde, evitando gorduras e temperos que não contribuem para a saúde.

Em setembro último, a Sanyo Foods introduziu um produto chamado Sapporo Ichiban “Força do Homem” no mercado japonês, cujo nome significa macarrão poderoso, mostrando que não é o usual mais conhecido dos consumidores.

Como a culinária japonesa continua em alta no mercado brasileiro, se produtos mais saudáveis forem oferecidos brevemente, espera-se que esta evolução seja bem vinda. Com a criatividade brasileira, legumes certamente serão adicionados, melhorando a sua qualidade.

Observando-se o mercado brasileiro, nota-se que os macarrões preparados por alguns restaurantes são preferidos, como os chamados “teuchi” do Japão, preparados aos olhos dos clientes. Certamente, produtos de melhor qualidade são bem aceitas no mercado, ainda que toda a população não disponha de tempo para preparar as refeições em casa.



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