Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Para ir Além das Pichações

12 de dezembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Um interessante artigo de Vladimir Erkóvich foi publicado na Gazeta Russa, que é distribuída no Brasil junto como a Folha de S.Paulo, como informe comercial. Trata-se de um movimento popular que recebeu o nome de “partizaning”, que seria o urbanismo de guerrilha, começou com o grafiteiro Igor Ponossov, que mistura arte, voluntariado e protesto diante da falta de ação das autoridades. Poderia ser uma solução inteligente para o exagero das pichações que se espalham pela cidade como São Paulo, que acabaram consagrando grafiteiros como os Gêmeos, inclusive internacionalmente.

Os participantes do movimento na Rússia estariam instalando balanços nos pontos de ônibus, pintando faixas para pedestres na rua, colocando bancos nas praças, criando espaços verdes nas cidades, elaborando rotas para ciclistas. A ideia é intervir na infraestrutura urbana para tornar o ambiente mais agradável, tendo começado por Moscou e já ter se espalhado por São Petersburgo e Novosibirk.

Py1Py2

Fotos publicadas na Gazeta Russa

os-gemeos-ny-mural-51-500x327os-gemeos-ny-mural-141

Os gêmeos Octavio e Gustavo Pandolfo pintando murais em Nova Iorque

Os estrangeiros que visitam São Paulo ficam impressionados com as pichações que enfeiam os edifícios e a infraestrutura urbana de São Paulo, mesmo que sejam decorrentes de movimentos populares de protesto. Poucos são os que evoluíram como Os Gêmeos, Octávio e Gustavo Pandolfo, que, além de exposições em grandes museus como o da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado em São Paulo, conseguiram patrocínios e espaços nas principais cidades do mundo para os seus trabalhos criativos.

Estas demonstrações de rebeldia implicam em elevados custos, tanto para os pichadores como os que necessitam fazer as limpezas, tanto nos edifícios privados como instalações públicas. Já se reservam espaços para os que revelam maior talento, produzindo verdadeiras obras de arte.

Encontrar mecanismos inteligentes para extravazar estas rebeldias parece a forma adequada para canalizar estes movimentos, que se mostram avessos às disciplinas necessárias para a convivência em comunidade. Mesmo que existam alguns que sempre estarão revoltados, parece que há possibilidade de parte ser transformado em atividades mais construtivas, mesmo reconhecendo as limitações das autoridades.

Muitos voluntários estão fazendo trabalhos sociais de grande importância, principalmente para atender as necessidades sociais dos menos favorecidos, nas suas organizações não governamentais mais variadas. Um exemplo que poderia ser estimulado é este que teve origem na Rússia, mas muitos outros podem ser aproveitados para resolver problemas dos favelados e outros que não contam com as assistências públicas.

A esperança é que alguns mais criativos sejam reconhecidos como Os Gêmeos, hoje nomes que honram a criatividade brasileira, transformada em arte, nas mais variadas e destacadas áreas do mundo. A rebeldia sempre foi a raiz de evoluções que vieram ocorrendo no mundo, criando novas formas de ver as coisas que nos cercam, pois eles certamente perseguem um universo onde todos possam conviver de forma razoável.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: