Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Produção Brasileira de Frutas Tropicais

12 de dezembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , , | 2 Comentários »

O jornal Valor Econômico apresenta hoje dois artigos de Luis Henrique Mendes e Janice Klas que são verdadeiras raridades. Ainda que os brasileiros como os estrangeiros admitam que o Brasil seja um destaque mundial no que se refere a frutas de elevada qualidade, com uma rica biodiversidade, o fato concreto é que a fruticultura brasileira ainda é pouco explorada como atividade econômica, notadamente para a exportação. Os que tiveram a oportunidade de visitar boa parcela do mundo observam que as frutas brasileiras costumam estar entre as mais saborosas, com alto teor de açúcar, quando comparadas de com as de outros países.

O Sudeste Asiático, que conta com produções que se assemelham com as brasileiras, sofre os problemas das monções que, com elevada precipitação pluviométrica, fazem com que muitas de suas frutas não tenham o sabor mais apreciado, como ocorre também nas áreas próximas da Amazônia. As do Nordeste brasileiro, com elevado teor de insolação, e um nível de precipitação de chuvas mais baixa, apresentam um adocicado mais apreciado pelos seus consumidores. Mas muitas destas produções ainda são quase caseiras, com baixo aproveitamento comercial.

imagesCAHZMB68imagesCA7V8QITimages

Jabuticaba, pitanga e seriguelas são algumas das frutas tropicais brasileiras

Infelizmente, ainda que a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias venha se dedicando à pesquisa de variedades que contêm com frutos de maiores dimensões e durabilidade, o fato concreto é que os seus resultados e suas disseminações não vêm permitindo uma grande escala na produção comercial apreciável.

No caso da jabuticaba, que permite o seu aproveitamento em geleias e licores, como consta do artigo publicado, ainda estão com a sua comercialização limitada, mesmo que venha crescendo de forma mais acentuada. O que seria interessante é que pudesse contar com produções comercializáveis no mercado internacional, ainda que os grandes chefs mundiais já os tenham conhecidos no Brasil. Todos sabem que a jabuticaba é considerada uma fruta brasileira, não se encontrando em outros países.

Mas também existem outras frutas tropicais que permitem a sua utilização na produção de sucos, ou seja, transformadas em sorvetes, ainda que tenham seus sabores ligeiramente alterados. O fato concreto é que o mundo procura sabores exóticos dentro do seu processo de globalização e de fusões culinárias. Em muitos casos, as frutas são conservadas secas, principalmente as originárias de regiões com menos chuvas.

Muitos países que contam com condições menos favoráveis para a produção de frutas estão obtendo importantes receitas com suas exportações por terem construídos estruturas adequadas para estas atividades. Um aspecto relevante acaba sendo as embalagens e seus condicionamentos, de forma que cheguem às lojas que os colocarão à disposição de potenciais consumidores. E certamente a fruticultura é uma atividade mão de obra intensiva, ajudando na multiplicação dos empregos, e de atividades correlatas.

Estas atividades poderiam ser apoiadas por entidades brasileiras promotoras da exportação, até que encontrem viabilidade para serem executadas pelo setor privado, pois seriam importantes para o desenvolvimento brasileiro.


2 Comentários para “Produção Brasileira de Frutas Tropicais”

  1. José Francisco dos Santos
    1  escreveu às 14:41 em 25 de agosto de 2014:

    Já tive oportunidade de visitar muitas regiões do Brasil e até, alguns países, no entanto, nenhum com frutas tão saborosas como as do Nordeste do Brasil. Temos uma diversidade muito grande de frutas quase silvestres mas de teor de açúcar altíssimos, o que faz o seu sabor inigualável.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 18:44 em 25 de agosto de 2014:

    Caro José Francisco dos Santos,

    Obrigado pelo comentário. Realmente, em poucos lugares do mundo se encontram frutas como as do Brasil.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: