Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tentativas Econômicas do Novo Governo Japonês

31 de dezembro de 2012
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Diante dos desafios de política econômica, o novo governo de Shinzo Abe convoca para o seu Conselho de Política Econômica e Fiscal nomes conhecidos entre empresários e acadêmicos. Mas as divergências passadas com alguns deles impedem que alguns mais expressivos fossem escolhidos, como o atual presidente do Keidanren, a poderosa federação das organizações econômicas, levando à escolha do seu vice-presidente. Também entre acadêmicos algumas divergências passadas com membros do atual gabinete exigiram que os preferidos fossem alocados em outras entidades auxiliares do governo.

O jornal econômico Nikkei anunciou que o Conselho será composto pelos experientes empresários presidentes da Toshiba, Norio Sasaki, e da Mitsubishi Chemical, Yoshimitsu Kobayashi. Estes empresários devem ajudar o governo a formular uma política pragmática, pois são presidentes também do poderoso Doyukai, que reúne executivos de grandes empresas e vice-presidente do famoso Keidanren, por não poder contar com o atual presidente.

shinzo-rdv-tmagArticle

Primeiro-ministro Shinzo Abe. Foto: Koji Sasahara/Associated Press

Abe gostaria de contar com um ex-ministro do governo Junichiro Koizume e professor da Universidade de Keio, Heizo Takenaka, que já esteve diversas vezes no Brasil. No entanto, este acadêmico também tem problemas com o novo ministro Taro Aso, que já foi primeiro-ministro e esteve diversas vezes no Brasil, inclusive na posse da presidente Dilma Rousseff, tendo que nomeá-lo para outra organização. Acabou ficando com o presidente do Japan Research Institute, Susumu Takahashi, e outro professor da Universidade de Tokyo, Motoshige Itoh. Ele gostaria de contar com nomes mais favoráveis a um maior relaxamento na política monetária, mas as escolhas acabaram mais equilibradas.

Tudo indica que o primeiro-ministro Shinzo Abe tentará com este Conselho pressionar o Banco do Japão no sentido de uma política monetária mais expansionista. Todos os nomes escolhidos são conhecidos e experientes, podendo ajudar o governo a enfrentar as grandes dificuldades atuais da economia japonesa, ainda que os resultados não estejam garantidos.

De qualquer forma, Shinzo Abe está procurando ganhar a opinião pública, principalmente os poderosos órgãos de comunicação social para mostrar que está realmente dando importância a uma rápida obtenção de resultados, vital para a continuidade do seu trabalho, que ainda não conta com grande apoio da opinião pública japonesa.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: