Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aperfeiçoamentos nas Tecnologias de Ensino

22 de Janeiro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Todos nós ouvimos constantemente sobre as dificuldades de algumas crianças absorverem ensinamentos proporcionados pelas escolas tradicionais. Com o uso de várias técnicas, notadamente de vídeos, Salmon Khan impressionou o mundo com sua facilidade didática permitindo que mais adolescentes absorvessem com mais interesses aulas como de matemática, física, química e biologia. O jornal O Estado de S.Paulo traz uma interessante matéria elaborada por Sergio Pompeu sobre o estabelecimento de uma parceria da Fundação Lemann, sustentada pelo empresário Jorge Paulo Lemann, representada por Denis Mizne com a Khan Academy, para elaboração da versão em português de muitas de suas magníficas aulas em vídeo.

No site da Fundação Lemann já se encontram mais de 350 vídeos em português sobre temas de matemática, biologia, física e química, considerados básicos para um conhecimento de qualidade, dentro da forma de expor de Salman Khan que devem auxiliar muitos estudantes. Examinando alguns deles, nota-se que são apresentados de forma a atrair os jovens que estão acostumados com as técnicas eletrônicas atuais, com vídeos extremamente didáticos. Devem ajudar muitos que contam com algumas dificuldades sobre estes assuntos. Mesmo não se contando com outros assuntos envolvidos com o humanismo, pode ajudar na educação.

untitled

Salman Khan

A Fundação Lemann vem se dedicando para contribuir na educação dos brasileiros, de forma meritória. Estes vídeos devem alcançar muitos estudantes que normalmente têm dificuldades de frequentarem escolas de prestígio, onde muitas técnicas eletrônicas já estão sendo utilizadas.

O artigo publicado no O Estado de S.Paulo explica que a conquista desta autorização ainda contava com algumas desconfianças, e foram superadas por uma visita rápida de Salman Khan, que notou a seriedade da instituição.

Em algumas outras áreas, técnicas diferentes estão sendo aplicadas em muitos franqueados da Kumon, envolvendo matemática, português, inglês e japonês. Eles se baseiam na repetição e tratamento individualizado, só se recomendando o avanço para as fases seguintes na medida em que os alunos dominam os diversos capítulos deste aprendizado.

Com no mínimo estes dois instrumentos, os alunos não contam com mais desculpas sobre sua falta de habilidade para o aprendizado de algumas matérias, onde sempre se destaca a matemática básica, possivelmente diante das limitações dos próprios professores que não conseguiam ministrar as aulas de forma interessante para os alunos.

É evidente que muitas escolas já saíram do sistema de aulas tradicionais, utilizando muitos dos instrumentos eletrônicos disponíveis, com as devidas adaptações para os alunos brasileiros. Ainda existem muitas orientações diferentes, bem como variadas técnicas que estão sendo desenvolvidas em muitas partes do mundo. A concorrência entre elas vai aumentando a disponibilidade das mesmas no Brasil, de forma os alunos tenham a possibilidade de obter o mesmo padrão de aprendizado com que muitos já contam em países do exterior.

Isto tudo ainda não significa que a educação venha melhorando, pois esta envolve mais que estas técnicas e as escolas, exigindo o engajamento dos próprios pais desde os primeiros dias da gestação, e principalmente da primeira infância, havendo variadas preferências sobre as orientações a serem abraçadas. De qualquer forma, a disponibilidade destes instrumentos, no mínimo, não nos deixam atrasados em alguns aspectos, principalmente quando as discussões sobre estes assuntos se intensificam.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: