Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças Com as Reduções Populacionais

22 de janeiro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , , ,

Um interessante artigo de Andrew E. Kramer, publicado originalmente no The New York Times, foi republicado no suplemento da Folha de S.Paulo em português. Refere-se a recente multiplicação de shoppings na Rússia para atender a classe média local, ainda que sua população venha se reduzindo recentemente. Este tipo de redução populacional observa-se também no Japão, que provocam fenômenos pouco conhecidos em países como o Brasil, que continua aumentando a sua população, ainda que na faixa dos mais idosos.

Naturalmente, quando a taxa de crescimento populacional passa a ser negativa, muitas das demandas que eram fortes no passado passam a deixar espaços para outras. Por exemplo, o número de habitações necessárias diminui ainda que haja espaços para as suas melhorias, os investimentos em ensino primário diminuem, maternidades ficam menos necessárias e outros gastos indispensáveis para as crianças ficam reduzidas, tanto para o governo como para as famílias. É interessante observar que demandas de produtos de melhor qualidade tendem a subir, inclusive muitos de luxo, com as poupanças realizadas.

100_0495,-Moscow_rgb622x467gum%20-%20shopping%20centermetropolis-shopping-center

Alguns shoppings de Moscou

O artigo informa que parte da renda que sustenta estes Shoppings Centers na Rússia decorre da extração e exportação de petróleo. É preciso notar que também os russos estavam relativamente atrasados na instalação destas instituições, considerando o frio por longos períodos naquele país. Os novos contam, além das lojas, com espaços para o lazer da população, como os que são encontrados em cidades canadenses e japonesas, onde o frio estimula o uso do subsolo das cidades.

Mesmo no Brasil, nos dias chuvosos ou de muito calor, muitas famílias utilizam os shoppings centers para atender suas necessidades como os de alimentação e compra, para não sofrerem as dificuldades das intempéries, inclusive para algum lazer como os cinemas.

Estes shoppings, além de um ambiente climatizado, costumam proporcionar maior segurança, e acabam oferecendo produtos de mais alto valor, que suportam os custos dos aluguéis dos espaços, como todos os seus custos de manutenção, que não são baixos.

Além dos empreendimentos empresariais nestes shoppings, notam-se os investimentos que estão sendo feitos por fundos, que necessitam assegurar rentabilidades para os seus poupadores como até para pensões futuras, inclusive provenientes de fontes externas. Com o domínio das tecnologias e hábitos que costumam variar por país, os seus administradores conseguem estabelecer redes utilizando os fundos disponíveis.

Tudo isto vem mudando as formas de comportamento das populações, que vão se ajustando às mudanças de demandas que são fortemente influenciados pelos dados demográficos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: