Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

TV Globo Divulga Alimentos Exóticos do Japão

15 de janeiro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, webtown | Tags: , , , | 2 Comentários »

Um interessante artigo publicado por João Fernando na seção TV* do jornal O Estado de S.Paulo informa sobre as experiências por que passou o jornalista Roberto Kovalick, da TV Globo, que será divulgado pela TV Hoje, na série Os Sabores do Japão. Ele informa ter dividido entre uma equipe de três pessoas um gigantesco caranguejo, que é conhecido como King’s Crab, e é pescado na região de Hokkaido. Os que desejarem experimentar este saboroso King’s Crab podem encontrá-lo já devidamente preparados de diversas formas no famoso Seryna, de Tokyo, na região boêmia de Roppongi.

Ele afirma que também experimentou o fugu, o famoso baiacu, que sem o devido cuidado pode provocar até a morte, com certa excitação. Mas ele costuma ser manipulado por chefs competentes que sabem exatamente onde estão as glândulas venenosas, podendo ser apreciado também em São Paulo, com espécies menos perigosas. Ele experimentou também a carne de wagyu, que também está bastante divulgada no Brasil, apesar de não apresentar a mesma qualidade.

Kazu02

Roberto Kovalick com o caranguejo gigante

Ele teria experimentado também o cérebro de baleia cru, que afirma que não repetirá, até porque é considerado inconveniente do ponto de vista político. Ele afirma que experimentou larva de abelha, sabendo-se que se utiliza o içá no Brasil, que apresenta alguma semelhança.

Ele experimentou também o ovo cozido nas águas termais das proximidades das bocas dos vulcões, que também é usual no Japão. Ele afirma ter recusado o sashimi da carne de cavalo, e o mais difícil é o de frango da região de Nagoia.

E também relata pratos da cozinha brasileira que foram preparadas pelos seus amigos residentes no Japão, que passam pelo pato de tucupi da região de Belém do Pará, além das feijoadas (com um paio diferente do brasileiro) e do churrasco que costuma ser preparado com a carne australiana.

Segundo o jornalista, ele sente mais falta do peixe que é muito utilizado no Japão que a carne, sendo também mais saudável. E também experimentou o umeboshi, conserva de um tipo de ameixa japonesa que é sempre reconfortador, apresentado num grande número de variedades.

Podem ser apresentadas outras sugestões, como o gafanhoto que é consumido frito, parecendo com o camarão, ou o natto que é uma soja fermentada, que também pode ser apreciado em alguns restaurantes de São Paulo, e uma série de produtos que são realmente exóticos, e largamente consumidos no Japão.

É de se acreditar que este tipo de programa ajudará a conhecer não só o que é consumido como alimento no Japão, como em outros países asiáticos, que ainda são considerados exóticos no Brasil, mas começam a ser amplamente utilizados na gastronomia que vai se globalizando.


2 Comentários para “TV Globo Divulga Alimentos Exóticos do Japão”

  1. Severino Botelho da Silva
    1  escreveu às 14:48 em 18 de janeiro de 2013:

    A Globo não passou as reportagens sobre as carnes de baleia e de cavalo. Será que a emissora julgou politicamente incorreto? Abraços.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 19:57 em 18 de janeiro de 2013:

    Caro Severino Botelho da Silva,

    Obrigado pelo comentário. Acredito que sua suposição deve ser a correta.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: