Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Variedades de Tomates Produzidos no Brasil

29 de janeiro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , , | 2 Comentários »

Quem frequenta um grande mercado como o Ceagesp de São Paulo fica impressionado com a velocidade com que novas variedades de produtos estão sendo oferecidos aos consumidores, tanto de verduras, frutas, flores como de cebolas e tomates. Sempre existem novidades que não são conhecidas até pelos frequentadores habituais. Muitos produtores agrícolas estão se empenhando nestas inovações, com alguns apoios de instituições de pesquisa como a Embrapa, mas principalmente com os fornecedores internacionais de sementes.

A jornalista Janice Kiss publicou um artigo no Valor Econômico dando conta que uma variedade de tomate conhecida como Intense ganha à preferência dos consumidores, enquadrada na classe gourmet onde predominam as pequenas do tamanho de uma uva, apesar do seu tamanho normal, que estão ampliando suas presenças nas lojas de varejo. Conta com o trabalho de agricultores como Edson Trebeschi que utiliza, para tanto, um vinil house, para ter um total controle das condições climáticas, inclusive da quantidade de água. Ele foi conhecer este novo produto na Alemanha, que já está sendo comercializada na Europa, Estados Unidos e Austrália.

tipos_de_tomate

O tomate e algumas de suas variedades

As preferências dos consumidores são de produtos que apresentam um balanço entre acidez e doçura, sendo que as pequenas ganharam os consumidores. Até a alguns anos passados, foram desenvolvidas as variedades mais resistentes que suportavam um tempo elevado entre a colheita, transporte e comercialização, até chegar às mãos dos consumidores. Mas elas ficam sem muito sabor, apesar da boa aparência.

Existem também algumas variedades que estão sendo destinadas para as indústrias, mas ainda não são importantes no Brasil, que importa um razoável volume, principalmente da Itália, enlatados.

Os tomates estão entre os preferidos pelos brasileiros entre as hortaliças, e com suas cores fortes, ganharam fama de que são benéficos para a saúde humana. Como a sua produção é sensível às variações climáticas, as quantidades ofertadas sofrem fortes oscilações, que provocam acentuadas mudanças nos preços, pois não substituídos facilmente por produtos alternativos.

É verdade que esta mudança que vem ocorrendo no Brasil observa-se também em muitos outros países, que, por terem invernos rigorosos, necessitam do uso do vinil house. No caso brasileiro, como a umidade é relativamente alta, suas produções sofrem os ataques de pragas, exigindo que parte da produção seja controlada, tanto em termos de umidade como das dosagens de fertilizantes.

Ainda existem consumidores que preferem variedades mais caras, tanto como as tradicionais italianas de dimensões grandes como os de preços elevados, como o japonês momotaro. Toda esta disponibilidade no Brasil vem atendendo aos consumidores mais exigentes, à semelhança do que vem ocorrendo com outros produtos voltados aos restaurantes finos.


2 Comentários para “Variedades de Tomates Produzidos no Brasil”

  1. Jose Domingos Charles
    1  escreveu às 09:58 em 14 de junho de 2016:

    Das variedades aqui apresentado por vos, quero saber a variedade ideial para a conserva.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 22:36 em 16 de junho de 2016:

    Caro Jose Domingos Charles,

    Infelizmente não sei responder a sua pergunta. É uma especialidade que necessitamos de um profissional.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: