Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Demanda de Colhedeiras no Brasil

7 de fevereiro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Apesar do pessimismo de muitos analistas urbanos, a forte expansão do setor agrícola no Brasil nesta safra 2012/2013 indica um significativo aumento da demanda de equipamentos agrícolas, desde colhedeiras até tratores. Um artigo publicado por Mauro Zafalon na Folha de S.Paulo, na sua coluna Vaivém das Commodities, informa sobre os resultados surpreendentes da primeira feira agrícola do ano, a Coopavel, em Cascavel, no Estado do Paraná. As vendas de colhedeiras teriam crescido 60% em janeiro, comparado com o mesmo período do ano passado.

Baseado nas declarações de um executivo da Case, Mirco Romagnoli, que informa que só esta empresa vendeu 965 colhedeiras, e as vendas de tratores teriam sido de 4.262 unidades, com um aumento de 29% sobre o mesmo período do ano passado. Ela contou com 18% do mercado deste tipo de equipamentos em 2012, o que entusiasma qualquer analista. Além da área plantada, o clima tem transcorrido adequadamente nas principais regiões agrícolas, até as novas fronteiras como no Centro/Norte/Nordeste.

cabecalho%20cr

As informações constantes do artigo informam que as vendas de equipamentos de colheita da cana também são entusiasmante. A Case especificamente está otimista com relação às vendas também em 2014.

Na realidade, a experiência passada indica que, além dos equipamentos agrícolas, todos os demais tipos de venda devem acusar uma boa expansão. A renda da agricultura deve ser elevada, pois os preços continuam relativamente altos no mercado internacional, apesar das pequenas acomodações recentes. Quando isto acontece, as demandas de eletrodomésticos, de veículos de toda espécie, e até de construções tendem a melhorar.

Estimula-se, também, todo o setor agroindustrial, como os serviços relacionados com a produção agrícola, proporcionando rendas adicionais para os municípios de maior concentração de atividades rurais. Como já registramos neste site, a tendência é que todos os tipos de vendas, inclusive de confecções, melhorem.

Isto acaba entusiasmando os produtores rurais que tendem a planejar um maior plantio para a próxima safra, elevando também a demanda de insumos agrícolas, como fertilizantes e sementes. Registra-se um aumento da demanda de crédito rural, tanto dos estabelecimentos bancários como de fornecedores.

Todo este impacto acaba estimulando tanto os setores de serviços como até industriais. Ainda que muitos analistas não estejam muito otimistas com relação à economia brasileira neste ano de 2013, tudo indica que haverá impactos positivos, que, somados com as medidas já tomadas pelas autoridades, podem resultar em crescimentos significantes, sem provocar fortes pressões inflacionárias, ajudando a melhorar até o equilíbrio fiscal.

As indicações objetivas até o momento são positivas, inclusive com pressões para a melhoria da infraestrutura de escoamento da produção, obrigando as autoridades locais, estaduais e municipais a completarem as providências que estão sendo tomadas na área federal.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: