Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Divulgações Sobre o Que se Conhece Sobre o Câncer

9 de fevereiro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, Saúde, webtown | Tags: , , ,

Divulgações distorcidas e não autorizadas estão sendo distribuídas pela internet, utilizando o nome de instituições sérias como o Johns Hopkins, e com isto obrigaram as organizações norte-americanas como a National Cancer Institute, a American Cancer Society e a própria Johns Hopkins Kimmel Cancer Center a divulgarem uma declaração conjunta, fornecendo as informações que consideraram as mais adequadas, respondendo ponto por ponto o que lhes pareceu relevante. Elas estão disponíveis a todos os interessados, em inglês, na sua íntegra, que convém seja consultada no site: http://www.hopkinsmedicine.org/kimmel_cancer_center/news_events/featured/cancer_update_email_it_is_a_hoax.html (observar que existem underlines).

Resumidamente, afirmam que e-mails não identificados claramente estão sendo distribuídos oferecendo soluções fáceis para evitar o câncer. A essência deles é que terapias cirúrgicas contra o câncer, complementadas por quimioterapia e radioterapia não funcionam, e as pessoas poderiam utilizar estratégias dietéticas, segundo a nota, numa tradução livre. Estas técnicas tradicionais da medicina funcionam, segundo estas organizações, e milhões de norte-americanos são sobreviventes do câncer graças a elas.

american_cancer_society_logojohn-hopkinsNationalCancerInstitute-Logo

Eles reconhecem que os tratamentos conhecidos até hoje não funcionam para todos, funcionam por um período, existem alguns tipos de câncer que são mais difíceis de curar e todos estes aspectos estão em estudos intensos nas mais variadas instituições especializadas.

Segundo os esclarecimentos, o câncer é uma doença genética resultante de uma ampla variedade de mutações e alterações, herdadas de nossos pais ou mais comumente adquiridas ao longo de tempo, devido às exposições ambientais e comportamentos, como tabagismo e alimentação inadequada. Estas alterações prejudicam reguladores de crescimento de células, permitindo que elas se dividam de forma desregulada, utilizando as explicações de Luis Diaz, um médico cientista do Centro de Câncer Ludwig Genetics. Estas células são denominadas malignas ou cancerígenas. Entre as trilhões de células do corpo humano, inevitavelmente, todos têm algumas células anormais ou atípicas, que possuem algumas características das células cancerígenas, segundo este cientista.

Não há um teste singular ou padrão para o câncer. Há meios para detectá-los como a colonoscopia para o câncer de cólon, mamografia para o câncer de mama, PSA para o câncer de próstata, o Papanicolau para o câncer de colo do útero e todos estes podem detectar o câncer num estágio precoce e curável. Para muitos cânceres existem atualmente métodos de sua identificação, e são diagnosticados quando eles começam a apresentar sintomas.

Diaz e outros pesquisadores da Kimmel Cancer Center estão trabalhando em novos testes que detectam DNAs anormais deixados por células cancerígenas no sangue e outros fluidos do corpo, que possuam a capacidade de encontrar o câncer antes que ele apresente quaisquer sintomas. Eles esperam que eles possam levar a testes que rastreiam uma base ampla para o câncer. Eles também estão sendo usados para detectar recaídas de câncer e células malignas deixadas por uma cirurgia, e podem encontrar o câncer que não são detectáveis no microscópio ou no raio-X.

Outros pesquisadores estão estudando as células-tronco cancerígenas. São células invisíveis que compõem apenas uma pequena fração de um tumor. Embora elas sejam em pequeno número, os pesquisadores acreditam que podem ser as células que levam certos tipos de câncer a provocarem a recorrência. Terapias para combatê-las já estão sendo testadas em ensaios clínicos. Uma equipe pesquisadores de câncer de mama está desenvolvendo um método para tornar possível a sua detecção a partir do DNA contido numa única gota de sangue. Eles alertam que não existem evidências que tratamento com oxigênios sejam positivos, havendo casos em que prejudicaram.

O câncer evasivo é um desafio que está sendo um foco das pesquisas em andamento e não significa que todos os pacientes, mesmo os tratados com sucesso, continuem com os mesmos indetectáveis. Muitas pessoas são tratadas e curadas completamente todos os dias.

Quando se trata de câncer e do sistema de imunização com radioterapia e quimioterapia, não se trata dele ser mais forte ou fraco, mas um problema de reconhecimento destas células. “O sistema de imunização simplesmente não consegue identificar as células cancerígenas. Em sua complexidade, as células cancerígenas acabam sendo confundidas com as normais e saudáveis. As células infectadas com vírus ou bactéria enviam sinais de perigo colocando o sistema de imunização em ação. Mas células cancerígenas não o fazem”, explica Elizabeth Jaffee, co-diretora do sistema de imunologia do câncer e especialista no assunto. Ao decifrar os métodos que as células cancerígenas usam para se tornar invisíveis ao sistema de imunização, Jaffe e equipe estão desenvolvendo vacinas que tenham êxito nestas reações imunitárias contra células cancerígenas da próstata, do pâncreas, leucemia e mieloma múltiplos.

Os hábitos alimentares e estilo de vida, como tabagismo, contribuem para o desenvolvimento de muitos cânceres, segundo o diretor William Nelson do Kimmel Cancer Center. Os especialistas recomendam uma dieta equilibrada, como uma forma de reduzir o risco de câncer. Em termos de suplementos alimentícios, Nelson aponta que, embora eles possam ajudar quando existem deficiências, tomando mais que o corpo necessita, não fornece nenhum benefício adicional.

A quimioterapia e radioterapia matam hoje as células cancerígenas com notável seletividade, segundo Nelson. Existem alguns efeitos colaterais temporários e reversíveis, comuns às terapias contra o câncer, incluindo a perda de cabelo e baixa de elementos do sangue. Limitar e gerir estes efeitos secundários são uma parte do tratamento.

A cirurgia é a primeira linha de tratamentos de muitos tipos de câncer. Ela não causa o espalhamento do câncer em si. Cânceres se espalham para outros tecidos e órgãos como uma progressão do tumor e as células cancerígenas rompem o tumor original e viajam através da corrente sanguínea para outros locais do corpo, segundo os esclarecimentos prestados.

A premissa é que as células cancerígenas se alimentam de alguns elementos, e se as pessoas se abstêm de usá-los elas vão morrer. Os especialistas consideram que uma dieta inadequada e a obesidade associada a ela é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer. No entanto, ainda não há nenhuma evidência que certos alimentos alteram o ambiente de um câncer já existente, para fazer morrê-lo ou crescer.

Elizabeth Platz, especialista neste assunto explica que existem coisas que fazem os tumores produzirem mucos, mas os mucos produzidos por ele não resultam de usar o leite. Como usar menos carne, ainda que seja uma boa prevenção para evitar o câncer, não libera as enzimas de atacar células cancerígenas. Segundo ela, a moderação é a chave, e parte dela está relacionada com o açúcar, o sal, o leite, o café, o chá, a carne e o chocolate, que estão sendo questionados. A realidade é que o açúcar contribui para a obesidade que é o maior risco para o câncer.

A alimentação balanceada, peso saudável, atividades físicas, e evitar o álcool podem prevenir cerca de um terço dos cânceres. Elizabeth Platz recomenda o uso de frutas e vegetais cerca de cinco vezes ao dia, limitando carnes vermelhas e processadas, como o cachorro quente.

Em congressos sobre o assunto, os especialistas recomendam que para a prevenção do câncer e boa saúde seriam: 1) evitar o sobrepeso; 2) exercícios físicos de um mínimo de 30 minutos ao dia; 3) evitar bebidas com açúcares ou alimentos com muito açúcar, pouca fibra e muita gordura; 4) alimentar-se com variedade de vegetais, frutas, grãos integrais e legumes como feijões; 5) consumo limitado de carnes vermelhas como bovinas, suínas e de carneiros, e processados; 6) limitar as bebidas alcoólicas, a dois para os homens e um para as mulheres; 7) limitar o consumo de alimentos salgados ou processados com sódio; 8) não usar suplementos para proteção contra o câncer.

Os especialistas recomendam atender as necessidades nutricionais com escolha de alimentos, e que suplementos não contribuem para beneficiar a saúde. Eles desejam que as pessoas vivam felizes e sem estresse, mas não há, segundo eles, evidência que as pessoas possam se prevenir do câncer baseado no seu estado mental. Mas, como as pessoas informadas dos diagnósticos de câncer e seus familiares sofrem estresse e ansiedade, eles oferecem muitos serviços para estas pessoas.

Como estes assuntos são extremamente técnicos, além da consulta direta ao texto integral distribuído por estas organizações, parece recomendável que especialistas sejam consultados para todos os esclarecimentos indispensáveis.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: