Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Medicina Regenerativa no Japão

24 de fevereiro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, Saúde, webtown | Tags: , , ,

A concessão do Prêmio Nobel no ano passado para o professor da Universidade de Kyoto, Shinya Yamanaka, deu um forte impulso ao esforço do Japão para se tornar um país de excelência na medicina especializada na utilização de células-tronco, segundo vários artigos publicados em jornais japoneses, como o Yomiuri Shimbun e o Japan Today. O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do governo japonês decidiu promover o uso de células-tronco pluripotentes induzidas (IPS – induced pluripotent stem cells), propondo uma nova legislação para a medicina regenerativa.

O governo japonês está propondo legislação para permitir que estas células extraídas de pacientes por instituições médicas sejam processadas por empresas terceirizadas para aprovação da Dieta. Também a legislação sobre assuntos farmacêuticos incluiria as células destinadas aos transplantes. Isto permitiria conseguir uma aplicação prática para acelerar a medicina regenerativa, que seriam métodos de tratamento regenerando células danificadas por doenças ou lesões. Estas células-tronco sadias seriam retiradas dos próprios pacientes e seriam utilizadas para a produção de células e tecidos para serem transplantados, como peles e nervos em laboratórios separados.

yamanaka-400-10052012yamanaka-lab-600-10042012

Shinya Yamanakaexaminando materiais medicinais

A legislação japonesa sobre o assunto não estava totalmente clara por se tratar de um assunto em desenvolvimento recente. As empresas que estejam envolvidas nestas atividades terão que contar com pessoal especializado e qualificado para estas matérias, tentando evitar a contaminação deste pessoal.

Os médicos ficariam especializados no tratamento dos pacientes e outros profissionais cuidariam de outros aspectos. Os ensaios clínicos seriam padronizados exigindo menor número de pessoas envolvidas. Também a fiscalização destas atividades estará devidamente regulada para efeito de segurança.

O mercado da medicina regenerativa no Japão, que envolvem cerca de US$ 300 milhões em 2012, está estimado para atingir cerca de US$ 20 bilhões em 2030. Em termos mundiais, estima-se que estes valores devem se situar em cerca de dez vezes mais, ainda que estas cifras ainda não sejam suficientemente seguras, pois se trata de um setor que está tomando acentuado impulso.

Qualquer que sejam as hipóteses, o Japão pretende manter-se na vanguarda deste segmento da nova medicina.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: