Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Transporte na China no Ano Novo Lunar

11 de fevereiro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , | 2 Comentários »

Qualquer número chinês é sempre astronômico e o volume de bilhetes de trem vendidos somente num dia é de cerca de 6,75 milhões de passageiros, nestes feriados do Ano Novo Lunar, que deve se estender por uma semana, a partir de 9 de fevereiro. Cheng Xiandog, um oficial do ministério das ferrovias que detém o monopólio das vendas, fez a declaração para o jornal oficial People’s Daily informando que um site especial foi criado para a venda dos bilhetes, visando evitar o câmbio negro que costuma funcionar nestas datas, diante das dificuldades para se obter os bilhetes nas estações ferroviárias.

Todos sabem que o Ano Novo Lunar é muito comemorado na China, bem como entre todos os chineses que moram no exterior. Existem costumes de se reunir os membros dos clãs na China, mais que as famílias no Ocidente, quando são consumidos em grande quantidade tipos de pastéis que são preparados com antecedência. Com a melhoria das condições econômicas naquele país, estima-se que mais 13% dos chineses estão se deslocando, comparado com o ano anterior. As estações ferroviárias que eram verdadeiros enxames de chineses estão mais sobrecarregadas.

img_75542012-ano-dragao

Nas comemorações do Ano Novo Lunar, os chineses costumam usar gigantescos dragões compostos por muitas pessoas, que se movimentam no meio da multidão. Ao mesmo tempo, são utilizados muitos fogos do tipo traques, que provocam barulhos que segundo eles são destinados para espantar os maus espíritos. Como em todas as sequências de dias feriados, as movimentações de grandes massas da população acabam gerando dificuldades de toda a ordem.

Neste ano, de forma menos grave que na região leste dos Estados Unidos, também algumas áreas chinesas estão sendo afetadas pelas nevascas, que acabam complicando ainda mais os usos das rodovias como das ferrovias.

Estas datas também estão sendo aproveitadas por muitos chineses para deslocamentos internacionais, visando o turismo externo, como para Havaí ou os países do Sudeste Asiático. Os problemas políticos com o Japão reduziram este turismo, mas ainda assim, o número de viajantes continua sendo elevado.

Muitas alterações estão se processando na China como na Ásia como um todo. Os antigos e tradicionais costumem acabam sendo afetados pelas fortes concentrações nos grandes centros urbanos, ao mesmo tempo em que os clãs da região rural não podem ser mais reunidos com as mesmas facilidades passadas. Mas, como tudo isto está arraigada na cultura chinesa, muitos destes costumes ainda estão preservados.


2 Comentários para “O Transporte na China no Ano Novo Lunar”

  1. FRANCISCO CARLOS G.DE ABREU
    1  escreveu às 18:16 em 23 de fevereiro de 2013:

    O material deste site é de ótima qualidade, gostaria de recebê – lo com frequência!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 00:11 em 24 de fevereiro de 2013:

    Caro Francisco Carlos G. de Abreu,

    Muito obrigado pelo comentário. Para receber as atualizações basta inscrever-se no mecanismo que está na coluna da direita, quase no final, do site.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: