Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Reunião de Cúpula dos BRICS em Durban

28 de março de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , , ,

É incrível que as notícias provenientes de Durban, na África do Sul, foram publicadas antes pelo China Daily do que nos sites dos jornais brasileiros ou os mais importantes internacionalmente. É possível que os chineses estejam dando grande importância à ofensiva da China na África, com a visita do presidente Xi Jinping à África do Sul, para participar da reunião de cúpula do BRICS, ao mesmo tempo em que efetuada uma visita oficial de um Chefe de Estado. Os jornais brasileiros deram antecipadamente a notícia dos primeiros entendimentos com os chineses, bem como as iniciativas iniciais para a criação de um Banco de Desenvolvimento específico para atender as necessidades destes países emergentes, o que poderá beneficias as necessidades de acelerar os projetos de infraestrutura no Brasil.

A imprensa brasileira acabou dando ênfase a detalhes protocolares como o atraso no encontro bilateral de Dilma Rousseff com o presidente sul-africano Jacob Zuma que se demorou na entrevista com Vladimir Putin, provocando o retorno da brasileira para o hotel e não participação do jantar de abertura da reunião de cúpula. Mas, isto é um problema menor, e, apesar de desconfortável, os interesses brasileiros de intensificação dos intercâmbios com os países membros do BRICS devem ser prioritários.

South Africa BRICS Summit

Primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, presidente chinês Xi Jinping, presidente sul-africano Jacob Zuma, presidente brasileira Dilma Rousseff e o presidente russo Vladimir Putin

É preciso considerar que é a segunda visita ao exterior do presidente Xi Jinping depois de confirmado no cargo, que é muito mais poderoso do que costuma ser em outros países, pois acumula o comando militar e o de secretário-geral do Partido Comunista Chinês, que ainda é determinante naquele país. Sua ofensiva na África vem chamando a atenção do mundo, e ainda que o fornecimento de matérias-primas seja relevante, o volume dos investimentos chineses naquele continente é de impressionar.

As notícias do China Daily informa também sobre o estabelecimento de incremento do intercâmbio comercial entre os países membros, consagrando o aumento da presença mundial dos BRICS. Envolve a melhoria de cerca de metade da população mundial, e afirmam que precisam estar abertos para outros países emergentes.

Um Conselho foi criado com menos de cinco representantes de cada país para funcionar como uma estrutura fixa, desempenhando um papel de resolver os problemas que dificultem o comércio, de forma semelhante com a Organização Mundial de Comércio, aproximando-se inclusive de um mecanismo de livre comércio.

Houve, também, um consenso sobre a criação de um banco de desenvolvimento com reservas de US$ 100 bilhões, que, além de ajudar no estabelecimento de projetos de infraestrutura, funcionará como um mecanismo para minimizar as flutuações econômicas provenientes de outros centros mundiais.

Muitos analistas chineses opinaram na matéria publicada pelo China Daily, mostrando que estão dando grande importância ao assunto do BRICS, onde parece que a China pretende desempenhar um papel de forte liderança. Mecanismos cambiais também estão sendo desenvolvidos para a redução da influência do dólar norte-americano e do euro.

Espera-se que o Brasil dê a devida importância para o assunto, pois os países membros do atual BRICS já figuram entre os mais dinâmicos emergentes do mundo atual, apresentando oportunidades que devem ser estudadas a fundo, para que o Brasil não fique entre os menos ativos, mesmo com sua ampla disponibilidade de recursos minerais, uma estrutura populacional adequada bem como uma economia já bastante complexa, com um nível de renda de destaque no grupo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: