Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Inovação Indispensável para o Desenvolvimento Brasileiro

1 de março de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , ,

Muitos esforços de inovações estão ocorrendo em todo o Brasil, apesar de sua intensificação ser indispensável. A revista Inovações Brasileiros, bimestral, acaba informando iniciativas variadas, que vão deste a melhoria na educação, na instalação de um parque tecnológico, produção de bicicletas com o uso do bambu, o parque dos falcões, pesquisas de neurociências em conjunto com os norte-americanos, a produção artesanal de cervejas, a carreira de um executivo, esforços para assistências às aves, veículos de entretenimentos e outros pequenos assuntos.

Acompanhando os seus diversos números, nota-se que esforços estão sendo efetuados, ainda que insuficientes. Mas já é um começo e aumenta a consciência da população que estes esforços necessitam ser apoiados e multiplicados, como já vem ocorrendo em diversos países que estão se desenvolvendo, sejam já avançados ou mesmo emergentes e concorrentes com o Brasil.

revistapy

Merece destaque o esforço da Fundação Lemann que está colocando à disposição da população brasileira, sem nenhuma taxa, as centenas de lições da Khan Academy, do indiano Salman Khan, que já abordamos neste site. Nos Estados Unidos e em outros países, essas lições, dinâmicas, são acessíveis pela internet mediante pagamento. No Brasil, a Fundação Lemann permitiu que a versão em português fosse acessível gratuitamente para todos que os desejarem, o que deve contribuir para suprir as lacunas deixadas pelo nosso sistema educacional convencional.

O artigo elaborado pelo jornalista André Siqueira informa que, para avançar para lições posteriores, uma avaliação é efetuada, à semelhança do que ocorre com o sistema Kumon. Espera-se que esta disponibilidade seja informada para o maior número de pessoas possíveis, pois muitos contam com dificuldades para aprender conhecimentos de física, por exemplo.

Outra matéria de importância, também elaborado por André Siqueira, refere-se ao polo tecnológico que está se consolidando em São José dos Campos, no Vale do Paraíba. A partir do CTA – Centro Tecnológico da Aeronáutica, formou-se uma das melhores escolas de engenharia do Brasil, o ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Muitos dos que lá se formaram organizaram empresas intensivas em tecnologia como a Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica, que orgulha a todos os brasileiros.

Lá, neste Parque Tecnológico ao lado da rodovia que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, já estão instaladas empresas de grande porte com seus centros de pesquisa, como a Vale, a Sabesp, a Ericsson e a própria Embraer. Cidades científicas destas naturezas existem em outros países, como em Tsukuba, no Japão, que conta com mais de uma centena de laboratórios de pesquisas. Acaba ocorrendo uma sinergia entre elas, proporcionando vantagens de aglomerações. Muitas outras empresas estão planejando instalar os centros de pesquisas neste Parque, que deve ser conhecido por todos os brasileiros.

Todas as empresas, para se manterem competitivas, necessitam de constantes inovações. O mundo continua acelerando suas inovações, tanto para adquirir mais eficiência como para economia de energia e preservação do meio ambiente. Muitas destas pesquisas são feitas em pequena escala, nas próprias instalações das empresas, mas quando acabam ganhando uma dimensão, há conveniência que estejam num centro como este Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Outros centros especializados estão se consolidando no Brasil, como na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, para as atividades indispensáveis de pesquisas da exploração do pré-sal, tendo como base a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Petrobras, mas já contando com dezenas de empresas estrangeiras. Muitos outros como os voltados à informática e a telecomunicações estão em andamento Brasil afora, mostrando que as inovações, ainda que insuficientes também estejam ganhando terreno no país.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: