Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Investimentos Estrangeiros no Brasil e a Atual Crise

22 de março de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Uma extensa matéria da jornalista Ana Fernandes publicada no Valor Econômico dá uma noção dos efeitos da atual crise nos projetos asiáticos relacionados com o Brasil. Indústrias chinesas voltadas à construção civil pesada como a Sany e a XCMG dão sinais ou já tomaram a decisão de adiar os seus inícios de produção no Brasil afetados pelas quedas de vendas no mundo como no Brasil. O mesmo parece acontecer com as coreanas Hyundai Heavy Industries que está associada à brasileira BMC – Brasil Máquinas de Construção e a Doosan, também produtora de equipamentos para a construção civil.

A Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos como a Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração apontam queda de 3% das vendas no Brasil em 2012, o que pode ter contribuído para a decisão daqueles grupos asiáticos, que iniciaram seus investimentos num mercado que já encontravam outras empresas já consolidadas, principalmente grandes multinacionais.

foto21emp-101-maquinas-b8IMG_3758

David Cui  presi8dente da Sany Brasil

O presidente da Sany do Brasil David Cui informa que houve um problema de timing, pois a própria China andou mais devagar em 2012, o que os tornaram mais conservadores até no Brasil.

Nenhum destes investimentos está sendo suspenso, mas atrasando os seus cronogramas, pois estão com seus programas já avançados não devendo arcar com pesados prejuízos. As indicações são que tanto as condições mundiais como a locais forçaram a estas decisões, ainda que continuem tendo confiança no futuro do Brasil.

O que se espera é que os projetos de infraestrutura que estão sendo licitados no Brasil acabem estimulando estes projetos, ainda que com atrasos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: