Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Novos Produtos Para a Alimentação Saudável

24 de março de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, Saúde, webtown | Tags: , , ,

A atividade gastronômica está ativa em todo o mundo, e novos produtos para uma alimentação saudável entram constantemente em moda, inclusive entre chefs de elevada reputação. Todos os consumidores se mostram preocupados com produtos que permitam evitar problemas, notadamente para os que vão avançando em idade, quando as questões de saúde se tornam mais agudas. Problemas de pressão alta, boa digestão, redução do colesterol e triglicérides, diminuição do peso, incidência de câncer, diabetes, entre muitos outros aspectos, passam a fazer parte do cotidiano, e vão se descobrindo qualidades dos produtos cujo consumo tinham sido abandonado.

Um artigo publicado por Tânia Nogueira na revista Veja desta semana informa que o freekeh que vinha sendo utilizado pelos árabes desde a antiguidade voltou a ter um prestígio, inclusive entre renomados chefs de metrópoles tradicionais em gastronomia como Nova Iorque. A chef do restaurante Arábia de São Paulo, de origem libanesa, informa que este cereal tem um aroma levemente defumado, podendo ser utilizado de diversas formas, lembrando a sua infância no Líbano.

120808-north-african-ratatouille-freekehIMG_6383IMG_6390IMG_6391

Os nutricionistas informam que este cereal tem baixo teor glicêmico, ou seja, não altera muito o teor de açúcar no sangue, considerado adequado para os diabéticos que estão aumentando com o avanço da idade.

O artigo informa que o produto entrou em moda depois das promoções feitas por Jamie Olivier e Aprah Winfrey, que possuem capacidade de vender qualquer produto, mesmo que não seja benéfico à saúde. As Nações Unidas, inclusive com a participação do secretário-geral, ressaltou as qualidades do quinoa, produto de origem andina que está sendo considerado capaz de resolver problemas de populações pobres do mundo, que já era conhecido desde o período pré-colombiano, e que com a invasão espanhola passou a ser coibido, pensando-se que dava vigor, inclusive militar aos incas. Seu consumo está se generalizando pelo mundo, pois além de proteico, possui vários dos aminoácidos essenciais para o corpo humano.

Outro produto que vem sendo oferecido em lojas especializadas em produtos naturais é o amaranto, também de origem inca, maia e asteca, informando-se que baixam os colesteróis danosos, ajudando a controlar a pressão arterial. Outro produto semelhante, também dos andinos, é a chia que está sendo usada para dietas de emagrecimento, pois tem a capacidade de aumentar a sensação de saciedade.

Como estamos falando de alimentos para os seres humanos, sempre existem diferenças nos seus efeitos, mas os acima citados não parecem registrar contraindicações. Tenho pessoalmente consumido alguns destes produtos, e o meu peso está controlado, como a minha pressão, ainda que ajudado por outras recomendações médicas, que devem se tornar rotinas para os que vão avançando em idade, que aumentam até no Novo Mundo.

Existem muitos outros produtos, como os amazônicos, que também são recomendados para a saúde humana, sendo que alguns já são objetos de pesquisas científicas mais sistemáticas, pois alguns consumidores podem contar com contraindicações para alguns efeitos colaterais.

Parece que a recomendação médica e de nutricionistas é sempre conveniente, mesmo nos produtos de consumo mais generalizado, pois todos os seres humanos contam com condições específicas que podem ser diferenciados de outros. De qualquer forma, parece que a humanidade está adicionando alimentos saudáveis que já foram mais utilizados no passado, e muitos preconceitos devem ser abandonados, pois também do Oriente chegam muitos produtos que são consumidos milenarmente, e que acabam enriquecendo não só a gastronomia como a saúde humana.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: