Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Estudantes Pós-Graduados Brasileiros no Japão

1 de abril de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , | 2 Comentários »

Uma notícia publicada no jornal econômico japonês Nikkei confirma os detalhes que foram acertados entre o governo brasileiro e o japonês envolvendo o envio de 100 mil estudantes brasileiros ao Japão. Ela informa que 1.300 estudantes de ciências do Brasil, anualmente, seriam enviados a partir do outono deste ano. Seriam 550 para doutorados, 350 estagiários, 300 alunos de pós-doutorado e 100 universitários de engenharia, física e química.

As universidades japonesas que receberiam estes estudantes seriam a de Tokyo, de Tohoku, Nagoya, Kyushu, Sophia e o Instituto de Tecnologia de Shibaura. A organização Japan Student Services seria uma entidade independente que atuaria sob o Ministério de Educação do Japão, e estes estudantes brasileiros seriam enviados para as instituições japonesas dependendo de suas especializações.

University-of-Tokyonj7103-714a-i4_0

Tokyo University                                                  Tohoku University

Nagoya_University_a27034Kyushu%20University

Nagoya University                                           Kyushu University,

sophia3shibaura

Sophia University                                             Shibaura Institute of Technology

Todas as instituições japonesas que deverão receber os estudantes brasileiros são consideradas de primeira linha no Japão, algumas se igualando com as melhores do mundo. As despesas deste programa serão custeadas pelo Brasil, esperando que estes estudantes retornem ao país, para acelerar o desenvolvimento econômico do país. As taxas dos cursos, bem como as despesas de viagem, serão pagas pelo governo brasileiro.

O artigo informa que outros países ocidentais como os Estados Unidos, Portugal e a França já começaram a receber estes tipos de estudantes do Brasil.

As empresas japonesas que operam no Brasil também estão sendo estimuladas para oferecer estágios aos brasileiros que estudarem no Japão, na esperança que eles ajudem a expandir suas atividades, notadamente na América do Sul e Central.


2 Comentários para “Estudantes Pós-Graduados Brasileiros no Japão”

  1. Carlos Silva
    1  escreveu às 20:17 em 1 de abril de 2013:

    Excelente matéria!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 21:56 em 1 de abril de 2013:

    Caro Carlos Silva,

    Obrigado pela observação.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: