Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Safra Agrícola Ajudando o Aumento do Consumo

23 de abril de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Este site vem registrando há algum tempo que o impacto de uma boa safra agrícola no Brasil repercute sobre outros setores. Os serviços de transportes, processamento da produção bem como o aumento da demanda de bens industrializados, e os que se destinam para as próximas safras, como equipamentos agrícolas, fertilizantes, sementes e defensivos. Também produtos que não são diretamente relacionados com a produção agrícola, mas com a melhoria do padrão de consumo das regiões agrícolas, como automóveis, eletrodomésticos, inclusive imóveis. Mesmo que existam problemas para o escoamento da produção, perdas decorrentes dos transportes, e redução de alguns ganhos, o fato concreto é que o conjunto do impacto ajuda na recuperação da economia brasileira ainda neste ano.

Um artigo publicado pelo Valor Econômico, elaborado por Flavia Lima, informa que a renda agrícola está ajudando o varejo nas regiões Centro-Oeste e Sul principalmente. Mas estes estímulos acabam se propagando por toda a economia brasileira, inclusive nos produtores industriais da região Sudeste. Somente as áreas que foram atingidas por uma forte estiagem neste ano, como no Nordeste, os impactos são menores.

11590,,45283777,00imagesCAXK04ZK

Grandes produções agrícolas, como de soja, milho e algodão, ajudam a alavancar a enconomia

Muitos analistas continuam somente noticiando sobre os problemas gerados por uma grande safra, como os estrangulamentos nos seus escoamentos pelas estradas e portos. Os problemas que estão sendo encontrados com a falta de investimentos nestes segmentos no passado exercem pressões para novas licitações que já estão sendo providenciadas.

Mesmo que desejável, uma economia emergente como a brasileira, fica sempre difícil providenciar antecipadamente todas as condições que seriam desejáveis. Somente quando a demanda se apresenta, criando problemas, as providências acabam sendo tomadas, mesmo com atrasos.

Os empresários com visões mais amplas procuram se antecipar às demandas que, por experiência passada, sabem que acabarão ocorrendo. No entanto, o atual clima de incertezas e a falta de uma confiança maior nas autoridades vêm inibindo estas iniciativas, tanto no Brasil como no exterior.

Os empresários, até influenciados pelos meios de comunicação social exageradamente pessimistas, acabam se tornando cautelosos, evitando riscos que são comuns nas atividades empresariais. Não se pode esperar por um crescimento substancial, mas certamente o setor rural brasileiro encontra-se mais otimista, não sendo tão fortemente afetado como os setores urbanos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: