Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aplausos Entusiásticos ao Valor Econômico

22 de Maio de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Ninguém pode exigir que os meios de comunicação não noticiem as informações que são negativas, mas como também acontecem muitos fatos estimuladores, o balanço razoável ajudaria a formar uma opinião equilibrada. O número de hoje do jornal Valor Econômico traz uma série de notícias alvissareiras que são estimulantes para todos os que ainda possuem a capacidade de se estimular com tantos fatos positivos. Na manchete principal, informa que a União bloqueia gastos de R$ 27 bilhões, quando todos estão preocupados com a atuação fiscal do governo. Só para destacar as mais importantes da primeira página, noticia que a Anatel planeja estímulos à concorrência, quando todos se preocupam com a qualidade atual dos serviços de comunicação. Numa outra matéria, anuncia a descoberta da Embrapa que revoluciona os transgênicos, que, como a soja, acabaram dominando a produção brasileira, e que preocupam alguns consumidores.

Ainda na primeira página informa que o setor químico critica falta de plano setorial, o que costuma ser partilhado também por outras áreas empresariais. Sobre o complexo problema tributário, o jornal traz que o governo volta a negociar ICMS, que virou uma das mais complexas questões que afetam Estados e produtores. Ainda anuncia que os gestores agora apostam em alta do dólar, que vem ajudando outros países a se tornarem competitivos. E a questão da auditoria é colocada francamente, pois todos estão preocupados com muitas das suas falhas.

ValorKazu

Nas páginas internas, a coluna de Cristiano Romero registra a vitalidade na economia, noticia-se uma pequena redução das pressões inflacionárias, o crescimento do setor intermediário, a arrecadação tributária ainda baixa, mais vagas para empregos na indústria e a proposta da CNI para aumentar a competitividade do país. Poucas economias poderiam contar com matérias tão estimulantes.

As informações provenientes do exterior continuam preocupantes, mas as noticias sobre as empresas são positivas, como a aceleração dos novos lançamentos de produtos, novas encomendas para a Embraer, preparativos para pesquisas em águas profundas.

Comentam-se iniciativas de pequenas e médias empresas, os esforços que estão sendo feitos no setor financeiro, as naturais variações do mercado cambial e financeiro. O que parece muito importante, comparando com os importantes veículos de comunicação social do mundo, é que não se nota o predomínio total de informações negativas, de desastres, ainda que eles também sejam noticiados.

Que dificuldades existem ninguém pode negar, mas os sinais que predominam são de iniciativas para superá-los, de forma criativa e pragmática, sabendo que existem muitos problemas que só poderão ser minorados numa perspectiva de prazo longo.

O importante parece transmitir que existem muitos que estão lutando, encontrando formas criativas para superar as naturais limitações que existem, tanto no mundo econômico como político.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: