Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Artistas Idosos Se Apresentam no Mundo

15 de Maio de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Os idosos que estão aumentando em todo o mundo encontram variadas formas para se manter ativos, preservando a sua qualidade de vida. Na província de Saitama, no Japão, um grupo de 41 veteranos artistas de teatro se organizou no chamado Saitama Grupo de Ouro, para continuar se apresentando no Japão e conseguiu até agendar uma no Japan Cultural Center em Paris nos dias 30 de maio e primeiro de junho, segundo notícia publicada no The Japan Times e distribuída pela agência Kyodo. Liderados pelo diretor Yukio Ninagawa, os membros do grupo recebem incentivos da população local que lhes desejam sucesso. Ainda que se apresentem usando a língua japonesa, eles esperam que seus esforços corporais sejam compreendidos até pelos estrangeiros.

Os artistas vão desde os que têm 62 até 87 anos de idade, e escolheram uma peça que se passa num tribunal onde os netos de alguns estão sendo julgados acusados de participar de um ataque terrorista. A peça foi escrita por Kunio Shimizu e foi apresentada em 1971 pelo diretor Yukio Ninagawa. Sofreu adaptações para expressar os fatos que ocorrem na atualidade, relacionando com o que ocorre no dia a dia da população atual.

nn20130514b4a-870x468

Como é sabido, o Japão conta com um dos mais elevados percentuais de população idosa e efetua esforços para manter a sua qualidade de vida. Na medida em que estes veteranos artistas continuam com suas atividades, ajudam a preservar a sua saúde mental e se mantêm otimistas, com a realização que conseguem com seus trabalhos.

A turnê pelo Japão está programada para atingir diversas províncias e centros culturais, estimulando outros idosos da plateia a imitarem suas formas de encarar a vida.

São exemplos de grande significado que poderiam ser estimulados em outras partes do mundo, inclusive no Brasil, onde existem muitos artistas veteranos.

Eles se orgulham de contar com uma atratividade que é única de cada ator, e Saitama, inclusive o seu governador, se orgulha de poder apresentar algo que mostre um apelo para o mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: