Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Um Doador Para Projetos de Resultados

23 de maio de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , , ,

Uma interessante matéria elaborada por Brad Reagan, originalmente publicado no The Wall Street Journal, foi republicada em português no Valor Econômico. Refere-se ao jovem casal Laura e John Arnald que se tornou bilionário em pouco tempo, se aposentou e se virou filantropo. Os dois escolhem projetos que proporcionam resultados benéficos para a sociedade, que diferem dos doadores tradicionais. Formaram uma fundação que seleciona projetos de importância, que provocam mudanças transformacionais na sociedade, não se importando com obras que perpetuem suas contribuições.

Um dos projetos contemplados está sendo implementado pelo médico Peter Attia, especialista em ciência da nutrição, referindo-se às teorias conhecidas como de Gary Taubes sobre as razões por que as pessoas engordam, pois a maioria dos argumentos científicos sobre a obesidade é falha ou inconclusiva. Taubes afirma que precisamos de experimentos abrangentes capazes de responder a algumas perguntas fundamentais sobre como nosso corpo processa os alimentos.

John-Arnold-306x204untitled

John e Laura Arnold estão investindo em projeto do médico Peter Attia

A Laura e John Arnaldo Foundation concentra a sua atenção sobre problemas de políticas públicas, que, segundo eles, representam ineficiências morais. Eles, que são jovens que acumularam fortunas em pouco tempo, ajudam projetos que podem gerar soluções.

Contrataram Anne Milgram, ex-secretária de Justiça de New Jersey para analisar a justiça criminal, investigando como o sistema CompStat de redução da criminalidade, aplicada em Nova Iorque, influencia os governos locais. Sabem que tais estudos demandam muito tempo e recursos, não se preocupando com estes problemas.

Eles se preocupam que os Estados Unidos gastam US$ 9 bilhões para manter atrás das grades réus não violentos até o seu julgamento, apesar de haver dados escassos sobre os riscos que esses acusados representam para a sociedade. A pesquisa criou uma ferramenta para ser utilizada pelos juízes e que será testada em três jurisdições ainda este ano.

O critério da Fundação seria aplicar alguns milhões de dólares nas pesquisas com potencial de gerar economias bilionárias se os seus resultados forem positivos, envolvendo riscos apreciáveis. Também estão examinando projetos relacionados com a aposentadoria e com a educação, para proporcionarem soluções práticas.

Os estudiosos de filantropia informam que muitos pretendem destaque nos atos de doação, quando os problemas ainda estão começando a ser trabalhados, enquanto o que deveria provocar o interesse seriam os resultados. De forma semelhante, Steven Levitt fundou uma empresa de consultoria com respeitáveis economistas e psicólogos, inclusive diversos ganhadores de Prêmio Nobel, com a esperança de alugar capacidade intelectual para a resolução de problemas.

Verificando problemas que são enfrentados por países emergentes como o Brasil, nota-se que estes são os que afetam a ação pública, que não recebe a devida atenção quer da administração pública como de doações privadas. Que o exemplo de Laura e John Arnold possa frutificar em outros países.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: