Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Plantas Medicinais no New York Botanical Garden de Bronx

13 de junho de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Os que desejarem conhecer sobre plantas medicinais em todo o mundo, especialmente da biodiversidade brasileira, devem visitar o The New York Botanical Garden, que fica em Bronx, podendo se chegar a menos de 30 minutos do Grand Central Terminal de Nova Iorque, que fica no Manhattan, utilizando um trem. Ele apresenta até 8 de setembro próximo uma rica exposição onde as plantas podem ser observadas nas grandes estufas, inclusive reproduzindo o clima tropical da Amazônia brasileira. Muitas das plantas que são do nosso cotidiano, nos vasos e nos jardins mais simples, contam com princípios ativos que são utilizados para medicamentos e cosméticos, ajudando a preservar o meio ambiente e proporcionar atividades rentáveis para os que vivem da exploração racional das florestas. Muitas informações estão disponíveis no seu site: www.nybg.org/, tanto sobre as suas pesquisas como uma biblioteca fabulosa que contém preciosidades sobre as plantas e seus aproveitamentos medicinais deste da Idade Média, em várias partes do mundo. Os dados sobre a Europa são mais ricos, sentindo-se a insuficiência das informações sobre a Ásia, notadamente sobre a medicina chinesa que utiliza muito dos medicamentos fitoterápicos, que exigem seus cuidados.

O Brasil deveria aprender um pouco sobre o que se faz naquela instituição, pois apesar dos esforços que estão sendo feitos por algumas instituições tradicionais de pesquisas da Amazônia, ainda o aproveitamento da biodiversidade brasileira é limitada, contando com um enorme potencial. No passado, infelizmente, muitas das plantas brasileiras foram contrabandeadas para o exterior, inclusive por cientistas e missionários, o que exige grande cuidado da parte das autoridades brasileiras. Mas hoje os controles são mais rigorosos, ainda que acabem implicando em algumas burocracias que não favorecem as pesquisas, e elas podem ser promovidas em conjunto com instituições de elevado respeito internacionais.

clip_image001Eg1exhibitions-fourseasons

Todos que admiram o belo devem visitar este New York Botanical Garden que apresenta jardins excepcionais que vão variando com as estações do ano, e reuniram espécies de todo o mundo. Para os que têm interesses científicos, as pesquisas que lá estão sendo feitas são preciosas, como a sua fabulosa biblioteca especializada, uma das raridades mundiais.

Muitos dos livros podem ser adquiridos na magnífica loja que possuem para os visitantes, nacionais e estrangeiros. Livros e também lembranças preciosas, além das plantas, que infelizmente não podem ser transportadas para o Brasil, diante do controle sanitário que também o país possui, para evitar a entrada de vírus e outros inconvenientes para a biodiversidade brasileira.

A visita a este jardim botânico deve ser programada reservando bastante tempo. Além de um excelente passeio por um dos jardins melhores tratados no mundo, o ar que se respira, o relaxamento que proporciona, o ambiente de conservação, a beleza das plantas e das flores são experiências raras no mundo. Sempre que tenho oportunidade, procuro reservar um tempo para este refrigério do burburinho de Nova Iorque que está se tornando impossível. As renovações são constantes, tanto durante as estações do ano, como as impressionantes exposições temporárias que apresentam.

Todos os turistas brasileiros, além das compras, visitas aos museus, frequentar os restaurantes, deveriam incluir como obrigatória uma visita a este Jardim Botânico, pois também poderão aprender um pouco do Brasil no exterior, com o que também é possível parcialmente no Museu de História Natural de Nova Iorque, que também tem algumas coisas do nosso país.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: