Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Recantos em Harajuku

8 de junho de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Robbie Swinnerton é uma jornalista radicada em Tóquio que mantém o blog www.tokyofoodfile.com e publica regularmente suas matérias no Japan Times com importantes dicas, principalmente para os que vivem no Japão e desejam receber informações em inglês. Pesquisadora assídua, vai descobrindo muitos locais pouco conhecidos dos próprios japoneses, que refletem a ampla diversidade do que pode ser encontrado naquele país, que não se resume somente às culinárias, mas ambientes que ainda preservam o que existe de mais caro na cultura japonesa. Harajuku, para os que não conhecem, é um bairro frequentado pelos jovens japoneses que inovaram nas suas formas de vida, inclusive lançando ousados comportamentos que acabaram influenciando a moda descontraída em todo o mundo. Fica pouco abaixo de Omotesando, um dos locais mais refinados do Japão, onde japoneses de elevada capacidade econômica e turistas internacionais podem adquirir tudo o que há de melhor naquele país. Harajuku é também onde começa um bom parque arborizado, um dos muitos com que conta Tóquio, preservando o verde nesta grande metrópole.

Ela informa sobre um pequeno restaurante num beco da Harajuku, de nome Eatrip (viagem de comida), que tem como chef Yuri Nomura, que, além de conduzir o pequeno estabelecimento que aparenta mais uma pequena casa no interior japonês, promove encontro com fornecedores de produtos orgânicos que utiliza. A foto que ilustra este artigo mostra um ambiente que não parece de Tóquio, e a chef reúne regularmente o grupo conhecido como Open Restaurant que inter-relaciona os que estudaram na Califórnia, nos Estados Unidos e que se interessam pela culinária.

clip_image001

Eating out: The best spot at Eatrip is the covered outdoor terrace, thick with greenery despite its Harajuku location. | ROBBIE SWINNERTON

Na realidade, a Eatrip reúne um verdadeiro pacote que vai desde a hospitalidade com que recebem, as entradas que variam o que existe de tradicional na culinária japonesa que usa materiais cuidadosamente cultivados nos arredores de Tóquio, com inteligentes combinações do que se dispõe no mundo.

Os pratos principais mostram-se criativos, também com toques internacionais sobre bases sólidas da culinária japonesa, que ainda preserva o que existe de bom no interior do Japão. O ambiente do estabelecimento é muito importante naquele país, pois não se trata de fast food, mas da cuidadosa apreciação do que existe de melhor, e que precisa ser adequado para a qualidade de vida, que não se resume somente no físico, mas no espiritual.

É confortante saber que se pode encontrar, no meio de uma metrópole dinâmica como Tóquio, um lugar onde se pode encontrar um verdadeiro repouso para usufruir boas alimentações como um ambiente que acaba lembrando o que é ensinado nas cerimônias de chá. A apreciação do belo faz parte da vida.

Muitos destes locais que se encontram no Japão são mantidos para os familiares, nas suas intimidades, mas é bom saber que alguns também estão disponíveis para o público. Com isto se apresenta a oportunidade para que muitos tenham um conhecimento direto de como costumam viver muitos japoneses, ainda que os mais jovens estejam absorvendo as formas exageradamente ativas do mundo globalizado.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: