Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Índia e Suas Semelhanças Com o Brasil

9 de julho de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , , , , | 2 Comentários »

Neste site, temos insistido que o Brasil não é uma economia com condições muito diferentes de outros grandes países emergentes. Um artigo publicado pelo economista Ashoka Mody, professor visitante da prestigiosa Princeton University, publicado no Project Syndicate, informa que está ocorrendo na Índia uma rápida desvalorização da rúpia de 11% deste maio último. Na realidade, a guerra cambial desencadeada pelos Estados Unidos com a sua política de easing monetary policy procurando ativar a sua recuperação econômica força muitos países a reagirem para preservar a sua competitividade, o que vem acontecendo mesmo no Japão. Mas isto cria problemas adicionais semelhantes nas economias emergentes, como o aumento das pressões inflacionárias, bem como dificuldades de muitas empresas com o endividamento em moedas estrangeiras, situações semelhantes na Índia e no Brasil.

A Índia vinha crescendo a elevadas taxas de 8 a 10% ao ano entre 2004 a 2007, e reformas foram efetuadas para estimular os empresários e atender as aspirações de sua população. Os hindus se destacaram na prestação de serviços de informática. Mas a infraestrutura não acompanhou suas necessidades, bem como as educações coletivas ficaram defasadas. As suas manufaturas não conseguiram obter dinamismo para ocupar os mercados externos, segundo o articulista.

untitledIndia-mapa-politico1

Ashoka Mody

A inflação naquele país ganhou uma tendência crônica, enquanto os déficits fiscais podiam ser cobertos pela poupança privada com baixas taxas de juros. Os empregos no governo se tornaram atrativos e o empreendedorismo privado se enfraqueceu. Tudo se assemelha muito com o que ocorreu no Brasil, que ao mesmo tempo se beneficiou da melhoria da economia mundial com as exportações de commodities e melhoria dos seus preços. A inflação brasileira, também crônica, deve-se ao aumento dos preços das commodities, bem como o sistema de indexação ainda persistente.

Na Índia, a metade dos déficits comerciais é coberta com remessas dos indianos que trabalham no exterior, a que se somam os investimentos externos oportunistas que buscam retornos reais elevados. No Brasil, a prática de juros elevados estimulou o influxo de recursos financeiros externos.

Mas os investimentos externos diretos acabaram se reduzindo, tanto com o menor crescimento do mercado interno, como da falta de confiança sobre as perspectivas futuras, com muitas ações governamentais, principalmente no Brasil. O autor registra que Dornbusch do MIT ensinava que a crise demorava mais do que se pensava para chegar.

A Índia restringiu o acesso aos fundos internacionais de curto prazo, medida que hoje vem sendo recomendado até pelo FMI, mas que recebe resistência do sistema bancário internacional. Agora, com a desvalorização cambial, medidas complementares precisam ser tomadas, como alerta o autor, como a maior austeridade fiscal.

Segundo Ashoka Mody, a Índia necessita promover uma nova onda de aumento da produtividade, que ocorre somente quando a economia passa por uma crise como a atual. Isto parece válido também para o Brasil.


2 Comentários para “Índia e Suas Semelhanças Com o Brasil”

  1. Francisco Carlos Gomes de Abreu
    1  escreveu às 19:59 em 10 de julho de 2013:

    É bom que tenhamos espaços para tratar da problemática da busca de uma desconcentração do poder mundial e a formação de um mundo multipolar e um pouco menos desequilibrado!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 14:20 em 12 de julho de 2013:

    Caro Francisco Carlos Gomes de Abreu,

    Obrigado pelo seu comentário. Esperamos que sim.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: