Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Quadro Vivo Com Patentes Internacionais Inclusive no Japão

20 de julho de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , | 4 Comentários »

Se existem trabalhos artísticos brasileiros criativos e ecológicos de alta qualidade e de reconhecimento internacional, entre eles se destacam os de Gica Mesiara. Ela figura entre as mais preocupadas com a sustentabilidade aproveitando a rica biodiversidade brasileira. Esta qualificada artista criou Quadro Vivo com plantas, que são arranjadas com refinado senso estético. Reproduzem a natureza e estão sendo reconhecidos não somente no Brasil como nos Estados Unidos. Conquistou agora patente oficial também no Japão, um dos países onde a cultura dos arranjos florais, conhecidos como ikebana, ganhou as mais elevadas qualificações artísticas, inclusive com fundamento filosófico, com diversas “escolas” que diferenciam seus estilos consagrados pelo rigor dos seus significados.

Gica Mesiara tem trabalhos monumentais como quadros que hoje estão enriquecendo residências e ambientes do mais elevado padrão, tirando partido de tudo que a natureza pode proporcionar. Além das plantas cuidadosamente selecionadas, elas são mantidas por sistemas de informática que ajudam na sua manutenção, pois são vivas e necessitam ser alimentadas e controladas, principalmente com a água, mas também com nutrientes.

casacor_amazonas_2010_f_005

Estes trabalhos artísticos são produtos de muitas pesquisas, persistência e criatividade. Necessitam ser adequadamente combinados, selecionando-se as plantas que apresentem condições para suportarem as condições que prevalecem em diversos ambientes. Como são vivas, o seu desenvolvimento necessita ser controlado, além de alimentados de forma conveniente.

Mas, acima de tudo, como tudo que se destaca como artístico, Gica Mesiara enfatiza o amor que tem pelas plantas, pelo belo e por seu trabalho, que também exige uma grande disciplina e persistência. O processo de criação não é uma mágica, mas também envolve uma acumulação de conhecimento que vai sendo constantemente aperfeiçoado.

Ser reconhecida por um país de refinada cultura neste segmento como o Japão, tendo a patente da técnica que utiliza como diferenciada, é certamente um significativo certificado da qualidade do seu trabalho.

Parabéns Gica, e que outros aprendam com ela, pois a natureza viva apresenta infindáveis possibilidades de trabalhos criativos que ajudem a preservar o que já existe e enriquecer o mundo com um pouco mais de beleza, aproveitando ao máximo o que o Brasil apresenta na sua rica biodiversidade.


4 Comentários para “Quadro Vivo Com Patentes Internacionais Inclusive no Japão”

  1. Quadro Vivo Com Patentes Internacionais Inclusive no Japão » Asia … | Marcas e Patentes
    1  escreveu às 22:09 em 25 de julho de 2013:

    […] Seguir este link: Quadro Vivo Com Patentes Internacionais Inclusive no Japão » Asia … […]

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 08:06 em 26 de julho de 2013:

    Obrigado pela menção.

    Paulo Yokota

  3. Gica Mesiara
    3  escreveu às 21:42 em 9 de abril de 2014:

    Dr. Paulo,
    Sem palavras para agradecer.
    Sou meio desatenta com internet e só hoje revistando o link vi que não deixei um comentário de agradecimento. Então aqui vai: Obrigada! Seu artigo muito me honrou.
    Gica Mesiara

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 08:35 em 10 de abril de 2014:

    Cara Gica Mesiara,

    V. merece muito mais. Estou torcendo sempre pelo seu sucesso num trabalho tão significativo.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: