Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Iniciativas Para Residências Inteligentes

28 de agosto de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

As economias de energia e residências não poluentes estão se tornando um foco importante de preocupações em variadas partes do mundo. A revista Inovação! Brasileiros de agosto/setembro apresenta um artigo elaborado por Fernanda Cireza com o título “Um Espaço de Conceito”, referindo-se a um projeto liderado pela BASF chamada CasaE (indicando eficiência) que conta com 19 parceiros brasileiros e estrangeiros e que também está sendo implantado na Alemanha, França, Itália, Coreia do Sul, Reino Unido, Estados Unidos e Argentina. Em São Paulo, a primeira unidade está na Avenida Prof. Vicente Rao, 1195, no bairro do Brooklin, visando comprovar a eficiência energética com uma economia de 70% no seu consumo.

Além disso, na sua construção haveria uma economia de 40% de energia global, redução de 30% na emissão de gases de efeito estufa, e somente de 10% da emissão da poeira global. Os materiais utilizados colaborariam na economia de recursos naturais, e sua construção seria mais rápida. O assunto teria sido discutido no 10º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética e ExpoEficiência.

Kazurevista

De outro lado, o jornal econômico japonês Nikkei publicou hoje um gigantesco programa do METI – Ministério de Economia e Comércio Internacional do governo japonês que planeja transformar dezenas de milhares de casas energeticamente eficientes na próxima geração, incluindo os recursos no próximo orçamento. Pretende-se construir dois ou três bairros residenciais com cerca de 10 mil residências cada com este objetivo, em bairros densamente povoados.

Haverá um sistema de gestão de energia no seu conjunto e em casa individualmente, como já existem alguns em determinadas áreas do Japão.

Estas residências devem incluir sistemas inteligentes para a vigilância dos idosos, bem como funções de segurança para evitar invasões. Também serão enviados cupons para serem utilizados em lojas e restaurantes quando deixam suas casas nos fins de semana.

Na realidade, são combinações de sistemas de controle do consumo de energia com todas as facilidades proporcionadas pela informática, para prestar o melhor serviço para a população, incluindo a transparência de todas as informações, inclusive programas destinados às atividades culturais e esportivas.

Estão procurando envolver as novas empresas de fornecimento de energia para as famílias, mas elas estão pouco interessadas, pois seus consumos são baixos, não proporcionando lucratividade.

O que pode se desprender pelos muitos dados disponíveis é que a economia de energia acabará sendo relevante na matriz energética futura, aspecto que não foi incluído no suplemento Energia do Valor Setorial também hoje publicado, que informa sobre os desafios que estão sendo enfrentados para a diversificação da matriz energética no Brasil.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: