Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Brasil Visto por um Brazilianist Japonês

23 de agosto de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política, webtown | Tags: , ,

Recebi do meu amigo professor emérito da Universidade de Sophia de Tokyo, Kotaro Horisaka, o seguinte artigo, cuja tradução livre para o português está abaixo. Ele é considerado merecidamente o mais credenciado “brazilianist” do Japão, tendo morado no Brasil por diversos períodos, onde trabalhou como correspondente do jornal econômico japonês Nikkei para a América Latina, além de participar de diversos trabalhos de vital importância no intercâmbio bilateral entre o Brasil e o Japão. Ele publicou recentemente este artigo em inglês que pode ser encontrado integralmente no site do Japanese Institute of Strategic Studies, que pode ser acessado pelo: http://www2.jiia.or.jp/en_commentary/201308/21-1.html .

A Onda de Choque na Meca do Futebol, Brasil – Uma Orientação Para Entender a Individualidade dos NICs – New Industrialized Countries

horisaka01O futebol está talvez entre as primeiras coisas que vem à mente dos japoneses quando se pensa no Brasil. Os atletas brasileiros participam com frequência como jogadores da Liga Profissional de Futebol do Japão (J-League), e alguns trabalham como técnicos nos clubes de futebol japoneses. Foi neste país com a rica história do futebol que incidentes ocorreram de forma veemente como a apresentar a pergunta: “Por que na Meca do futebol, Brasil?”. No meio à Copa das Confederações da FIFA – a competição intercontinental de futebol – um mês de protestos contra a corrupção varreu o país como se os manifestantes tivessem tomado o seu esporte preferido como refém.

Enquanto eventos esportivos internacionais como os Jogos Olímpicos ou a Copa do Mundo cativam as audiências pelo show dos esforços incríveis dos participantes e suas capacidades atléticas, eles são também oportunidades para a nação-sede mostrar sua prosperidade para o mundo. No Japão, os Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964 serviram para apresentar o seu próspero desenvolvimento no cenário internacional. A rápida melhoria da sua infraestrutura se manifestou não só nos recintos desportivos, mas também nos trens de alta velocidade e na rede de rodovias que foi desenvolvido para atender os Jogos. Os taxistas japoneses que eram conhecidos tradicionalmente pelas conduções imprudentes e conhecidos como “kamikazes” puseram fim a tais procedimentos, e foi nesta época que o espírito de bons serviços aos clientes ou “omotenashi”, foi aperfeiçoado no Japão e consolidado no glossário da indústria da hospitalidade existente no país.

O Brasil está programado para sediar a Copa do Mundo da FIFA em 2014, apenas um ano após a Copa das Confederações, e em 2016 deve sediar também os primeiros Jogos Olímpicos na América do Sul, no Rio de Janeiro. Japão e Brasil compartilham laços históricos de mutuas imigrações. Por cerca de sete décadas, os imigrantes vieram do Japão para o Brasil desde 1908 (interrompido temporariamente durante a Segunda Guerra Mundial) e do Brasil para o Japão desde fins da década de 1980.

Os eventos a serem realizados no Brasil servem para aproximar ambos os países. É crescente o interesse pelo Brasil neste início do século 21 que se contrapõe o arrefecimento dos investimentos japoneses nas décadas passadas. Particularmente, tem havido uma mudança na área dos investimentos da tradicional indústria siderúrgica e recursos naturais para os varejos, publicidades e produtos industriais de consumo, uma tendência que acompanha o desenvolvimento da sociedade brasileira. Acompanhando esta tendência, novas empresas que no passado não obtiveram sucesso estão aumentando a sua presença no Brasil.

Foi no meio deste período de crescimento do interesse dos japoneses que as demonstrações populares ocorreram. Nas telas das televisões, os brasileiros que protestavam estavam pintados como os da “Primavera Árabe” ou o clamor público contra a austeridade econômica em certas partes da zona do euro e na Turquia. Os manifestantes portavam cartazes como “Escolas e Hospitais, não Copa do Mundo”, pareciam que projetavam a contrariedade até contra o esporte mais apreciado.

No entanto, examinando de perto as queixas individuais dos milhões de manifestantes, fica claro que as demonstrações não eram meras críticas ao governo, mas sim a erupção de demandas públicas que acompanham a democratização brasileira. O Brasil afastou-se do regime militar e deu inicio ao regime democrático em 1985. Desde então, reformas sistêmicas estão sendo executadas, enquanto aumenta a conscientização pública que tem contribuído para a elevação do nível de vida. No entanto, a paralisia política levou à falha na continuação em reunir respostas eficazes para a melhoria da infraestrutura defasada, talvez um ponto focal da indignação do público. Conquanto o presente clamor público possa se assemelhar com o de outros países, a fonte de tal descontentamento decorre de questões específicas do Brasil.

Na Copa das Confederações, o Brasil derrotou a Espanha em 24 de julho, considerada frequentemente como o Rei do Futebol, triunfou contra o Paraguai na Copa Libertadores – o torneio organizado pela Confederação Sul Americana de Futebol. O público brasileiro tem apreciado as consecutivas vitórias de sua seleção nacional. Não se pode concluir que os protestos foram intencionalmente organizados para serem realizados durante os eventos esportivos internacionais que colocavam o Brasil em evidência. No entanto, não se pode negar que as demonstrações serviram para impulsionar ainda mais a demanda dos manifestantes por reformas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: