Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Visando Inverter as Expectativas Empresariais

20 de agosto de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Percorrendo o noticiário internacional, verifica-se uma falta de iniciativa que não se restringe ao Brasil. Constata-se uma generalizada iniciativa de desvalorização das moedas das economias emergentes como defesa do que vem sendo provocado pelos Estados Unidos. O quadro geral não se torna animador para os empresários, salvo a redução do custo de energia com o uso do xisto, infelizmente poluente. Mesmo os dados das últimas vendas não acusam um quadro muito otimista. Os diversos governos procuram tomar a iniciativa para reverter este quadro, e no caso brasileiro torna-se indicativo o esforço que se faz para melhorar as condições atrativas para os empresários, nas licitações programadas para os diversos projetos de infraestrutura.

O governo brasileiro vem aprendendo que não pode contar com o entusiasmo do setor empresarial se não proporcionar condições de adequado retorno, como expressa o professor Delfim Netto na sua coluna semanal no Valor Econômico. Se conseguir uma adesão, o quadro poderá se alterar, injetando um pouco de entusiasmo ainda para o segundo semestre deste ano. Na realidade, fica-se com a impressão que as autoridades brasileiras estão correndo atrás dos problemas, e não assumindo uma atitude de comando, e quando o fazem, como no episódio da reforma política, acaba criando mais atritos com os parlamentares do que galvanizar os seus interesses que são parcialmente da população brasileira.

FSPK

O gráfico apresentado pelo jornal Folha de S.Paulo na sua seção de mercado mostra que o problema não se limita ao Brasil, havendo casos como o Rand, da África do Sul, e a Rupia, da Índia, que somente ontem desvalorizaram mais que o Real brasileiro. Este site já vinha alertando sobre os problemas que estão ocorrendo na Índia, que acabam afetando todos os incluídos no grupo dos BRICS.

Mas, neste cenário, existem informações que são mais estimulantes como os avanços na medicina bem como avanços que continuam ocorrendo na informática. Mesmo que não se espere uma grande recuperação na economia mundial, o fato é que todos os governos estão se empenhando para recuperar suas economias, e este esforço vai acabar resultando num crescimento, ainda que menos que todos esperavam.

Riscos sempre existem, mas, identificados os casos que podem provocar uma reversão de expectativa, é preciso que se trabalhe de forma séria sobre estes projetos. No quadro de baixa eficiência como o brasileiro, o potencial de ganho com a melhoria da infraestrutura é muito alto. Estará se eliminando gargalos importantes que estão dificultando o deslanche da economia brasileira que já conta com um expressivo crescimento da produção agropecuária.

Em todas as circunstâncias, o mundo continuará aumentando a demanda de sua alimentação, principalmente nos países emergentes. O que parece inadequado é que se atrase nos trabalhos relacionados com a preparação destes mercados, o que pode acontecer com produtos agropecuários que contenham maior valor agregado.

Os empresários, reunidos num evento do Valor Econômico que premiou os que se saíram melhores no passado recente, informam que gostariam de contar com regras claras da política econômica, pois desejam se ajustar a elas, discutindo para aperfeiçoá-las, pois estão com suas mãos na massa. Não parece difícil fornecer o quadro do que o governo persegue, sem ficar somente em medidas que podem atender demandas localizadas em alguns municípios.

Sente-se a carência de uma visão de estadista, que mesmo na dificuldade seja capaz de traçar as diretrizes do que vai ser perseguido no futuro.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: