Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Visão da Agricultura Ganha Novo Impulso

14 de setembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Quando personalidades como Alysson Paulinelli, presidente do Conselho do Futuro; Manuel Otero, representante do IICA – Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura; Maurício Antonio Lopes, presidente da EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias; Roberto Rodrigues, Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas; e Wagner Furtado Veloso, presidente executivo da Fundação Dom Cabral, juntam seus esforços para publicar um artigo conjunto no Valor Econômico é preciso atentar que algo importante estaria acontecendo. Dois deles já foram importantes ministros da Agricultura, com serviços importantes prestados para o Brasil.

Ninguém duvida também que o Brasil vem aumentando a sua importância no abastecimento mundial, mesmo que todos os países estejam sujeitos às irregularidades climáticas que parecem estar aumentando. O fato concreto é que o Brasil veio desenvolvendo tecnologias que permitiram a eficiente exploração agropecuária do seu extremo sul até atingir os limites da Amazônia, ocupando áreas que antes eram consideradas desfavoráveis para estas atividades, bem como solos do tipo cerrados que não estavam entre os mais férteis do mundo.

img_maquinaagricola_confiscoMT%20agro%20colheita28

Todos sabem que o mundo, notadamente com o avanço dos países emergentes e outros ainda considerados em desenvolvimento como da África, tendem a aumentar a sua demanda de alimentos num processo continuo e de longo prazo. As áreas que podem ser ainda exploradas pelas atividades agropecuárias exigem constantes aperfeiçoamentos de pesquisas que elevem a sua produtividade, o que o Brasil vem fazendo com reconhecida eficácia.

Mas as atividades que ganharam dimensões estão se tornando mais complexas, exigindo amplas considerações de todas as economias, tanto no que se refere ao seu financiamento, logística para armazenagem como escoamento, além de todo um conjunto de atividades de suporte para adicional valor à produção. Também se tornam indispensáveis melhores insumos, que vão desde as sementes aperfeiçoadas, fertilizantes e defensivos que causem menores inconvenientes, equipamentos de avançadas tecnologias até os seus processamentos agroindustriais, além das técnicas agrícolas diretamente utilizadas.

Não existe mais espaço para o simples aumento das áreas cultivadas, mas de aperfeiçoamentos constantes para atender as agudas diferenças de solos, topografias, condições climáticas e todos os fatores que influem na sua produtividade. Aumenta a consciência que o assunto é tão amplo que não pode se restringir aos especialistas, mas envolve toda a população na consciência de sua importância.

Muitos eventos estão procurando disseminar as informações que não podem ficar restritas somente àqueles que estão diretamente envolvidos nas produções, suas comercializações, bem como todas as medidas creditícias, fiscais e cambiais relacionadas. O assunto tornou-se tão sério que exige que toda a população não só brasileira como de eventuais parceiros, inclusive instituições internacionais, estejam envolvidos.

A atividade agropecuária é eminentemente sistêmica, com uns fatores influenciando os outros, dentro de um conjunto amplo, que não se restringe somente às fronteiras nacionais, pois parte relevante da produção se destina aos mercados externos. As divisas internacionais que são geradas por estas atividades vão sustentar o desenvolvimento possível de todo o país, envolvendo não somente os recursos humanos diretamente envolvidos, como todas as outras de serviços e industriais que vão completar o quadro.

O Brasil mudou totalmente de fisionomia nas últimas décadas, bem como a diversificação da pauta das suas produções agropecuárias. Regiões que antes eram consideradas remotas estão todas incorporadas neste processo de desenvolvimento.

Como é natural que alguns dirigentes do setor tenham uma visão limitada aos seus interesses, parece mais que urgente que sejam promovidos mais eventos envolvendo toda a população, pois seus destinos estão diretamente vinculados com o que acontece neste segmento tão amplo que é o rural, que se confunde com os dos demais setores urbanos.

Há muito que fazer e avançar, não sendo nada simples, mas sem a realização da produção não há como sustentar a melhoria do padrão de vida de toda a população brasileira. Os investimentos a serem feitos no setor são os mais estratégicos do Brasil e todos necessitam ter esta consciência.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: