Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Alimentação de Qualidade nos Veículos

12 de setembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, webtown | Tags: , , ,

O suplemento Comida da Folha de S.Paulo informa que alguns renomados chefs estão procurando formas de uma comercialização de alimentos mais baratos com a preservação da qualidade. Isto já vem acontecendo em muitos lugares, sendo que nos Estados Unidos estão se multiplicando as licenças para os chamados food trucks de alimentações rápidas, que podem ser encontradas nas esquinas ou nas praças. Com instalações adequadas num veículo, os custos ficam bem abaixo do que os efetuados em locais alugados, e as autoridades locais estão reconhecendo suas vantagens.

Num artigo elaborado por Débora Yuri e Gustavo Simon, informa-se que já está em discussão na Câmara Municipal uma legislação que facilite este tipo de empreendimento e suas variações. Chefs de restaurantes reconhecidos, como André Mifano, do Vito, estão oferecendo sanduiches de qualidade, como Mara Salles, do Tordesilha, que abriu um balcão para atender diretamente os clientes que passam pela rua. Em Nova Iorque, este tipo de iniciativa multiplicou-se por todas as esquinas importantes de Manhattan, inclusive em algumas praças, oferecendo lanches rápidos que são bem aceitos pela população, com a higiene indispensável.

KazucomidaKazucomida2

Matéria publicada no suplemento Comida, do jornal O Estado de S.Paulo

Este tipo de venda de alimentos de qualidade nas ruas já é tradicional em todo o mundo. Sempre foi possível usufruir de um cachorro-quente de qualidade em muitas cidades norte-americanas. Na Ásia, notadamente no Japão e na China, sempre foi possível alimentar-se com pratos típicos ou até sopas de macarrão de elevada qualidade, a preços modestos.

Também se observa há décadas na Europa, notadamente nos remanescentes de feiras-livres, formas higiênicas de fornecimento de matérias-primas de elevada qualidade, muitos oferecidos pelos próprios produtores, como queijos, pães e os mais variados produtos que são muito apreciados.

O que se observa é que carnes frescas como de aves e peixes são oferecidos em veículos devidamente dotados de refrigeração, bem como o adequado tratamento de todos os resíduos, não deixando que lixos desagradáveis com fortes cheiros fiquem por conta dos posteriores encarregados de suas limpezas. Caças de altos preços, devidamente conservados, costumam ser oferecidos nestes veículos que contam com formas de serem transformados em pontos de venda, contando com todas as facilidades indispensáveis.

Nas poucas feiras-livres ainda remanescentes no Brasil, as condições de preservação dos produtos são precárias, e as águas sujas que ficam se espalhando pelas ruas e praças acabam provocando odores desagradáveis, mesmo depois do término do horário delas.

As autoridades sanitárias brasileiras poderiam observar as boas experiências já acumuladas pelo mundo, de forma que estes alimentos possam ser oferecidos à população, não somente com qualidade, como por preços convenientes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: