Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Entrevista do Embaixador Brasileiro no The Korea Herald

16 de setembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

O embaixador Edmundo Fujita encontra-se em seu atual posto em Seul na Coreia do Sul há mais de quatro anos. Desde o ano 2000, as exportações brasileiras aumentaram quatro vezes e as importações em até oito vezes neste comércio bilateral, segundo o artigo publicado pelo The Korea Herald, o jornal mais tradicional publicado em língua inglesa naquele país. Uma parte substancial deste incremento contou com a ativa participação deste diplomata brasileiro, que concedeu uma entrevista àquele jornal. Agora, além do aspecto quantitativo, as relações bilaterais caminham para uma mudança qualitativa.

Todos sabem que o embaixador Edmundo Fujita ocupou diversas posições importantes no Itamaraty, sendo por longo tempo o principal responsável pelo relacionamento do Brasil com toda a Ásia, como diretor geral do departamento voltado para aquela importante região que ganhou maior notoriedade mundial nas últimas décadas. Na entrevista concedida, ele menciona o aumento visível desde 2009, e ressalta que a Coreia do Sul e o Brasil devem consolidar suas cooperações nas áreas de ciência e tecnologias avançadas. A entrevista foi concedida na Embaixada Brasileira em Seul que se localiza numa área privilegiada no bairro de Samcheong-dong, em Seul, em frente ao mais importante patrimônio histórico da Coreia do Sul. Ela pode ser acessada no: http://www.koreaherald.com/view.php?ud=20130915000306, na sua íntegra, ainda que em inglês.

090802_p07_will21_thumb

Embaixador Edmundo Fujita

O embaixador Edmundo Fujita está se empenhando na organização de missões brasileiras para visitar a Coreia do Sul para estabelecer parcerias como nas áreas de biotecnologia e nanotecnologia. A The Korea Brazil Cultural Alliance, uma organização não governamental, realizou na Hankuk University of Foreign Studies um dia comemorativo de diversos eventos, como parte do dia da Independência do Brasil no último dia 7.

O Brasil é o parceiro mais importante da Coreia do Sul na América Latina, região considerada pelos coreanos de grande potencialidade. Os coreanos e seus descendentes no Brasil já superam a 50.000 pessoas, todos empenhados em seus estudos e trabalhos para conseguir a sua ascensão social. Nas relações bilaterais e do Brasil com a Ásia, o Embaixador lembrou o papel desempenhado pelo ex-ministro Eliezer Batista.

Quando Edmundo Fujita estudava no Japão, o Brasil começou a exportar minério para aquele país, utilizando inicialmente navios de 40.000 TDW, e hoje se chega a 400.000 TDW como os que estão chegando ao Japão e passam a ser autorizados para atracar nos portos chineses. A entrevista envolveu alguns tópicos da carreira do embaixador, inclusive sua ascendência japonesa.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: