Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Jantar Beneficente com Chefs Japoneses

12 de setembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Gastronomia, Notícias, webtown | Tags: , , ,

Hideko Honma é uma conhecida ceramista japonesa que se especializou na produção de utensílios que são utilizados para servir pratos da cozinha japonesa. Ela vem promovendo eventos beneficentes para contribuir com instituições filantrópicas como a Assistência Dom José Gaspar, especializado no atendimento de idosos, e o Hospital Santa Cruz da Sociedade Japonesa e Brasileira de Beneficência Santa Cruz, que atende o público em geral. Para o próximo evento que se realizará no dia 13 de setembro, nas dependências do Hotel Tivoli Monfarrej, ela conseguiu trazer dois chefs conhecidos no Japão, Takuji Takahashi e Yoshihiro Takahashi, que supervisionarão o evento, com as ajudas dos chefs que atuam no Brasil, Adriano Kanashiro, Jun Sakamoto e Shin Koike.

A notícia informa que os chefs japoneses são membros da Academia Culinária Japonesa, e, segundo a promotora, a culinária japonesa que é muito popular no Brasil sofreu alguns desvirtuamentos, sendo interessante que haja maior intercâmbio com os que atuam no Japão. É evidente que um evento que envolve um número elevado de convidados não pode promover o adequado intercâmbio, pois normalmente um chef japonês consegue atender em torno de dez convidados cada. Mas ela tem razão a informar que na culinária japonesa a adequada combinação dos pratos com os recipientes utilizados, normalmente de cerâmicas não produzidas em série, de alta temperatura, são importantes.

TAKUJI-TAKAHASHI-YOSHIHIRO_TAKAHASHi10_receita_de

Chefs Takuji Takahashi e Yoshihiro Takahashi / Sukiyaki

As cerâmicas que serão utilizadas são de criação de Hideko Honma e algumas serão leiloadas para conseguir recursos para as instituições beneficentes. O sukiyaki, um prato conhecido da culinária japonesa, é mais adequado para ser apreciado por um grupo pequeno de participantes, estimulando o seu convívio principalmente nos períodos de inverno.

Na culinária japonesa, como é muito conhecido por todos, costuma haver uma sequência de pratos, principalmente na chamada kaiseki ryori, que permite uma apuração de sua qualidade. Mas existem também eventos que envolvem um elevado número de participantes, quando as técnicas utilizadas acabam sendo diferenciadas, como nos jantares festivos.

Infelizmente, não se dispõe em São Paulo de uma dependência adequada para a boa culinária japonesa para um elevado número de participantes. Mesmo no Japão, somente um número restrito de grandes hotéis conseguem dar um atendimento adequado para estes eventos.

De qualquer forma, trata-se de um evento meritório que envolve o trabalho voluntário de muitos participantes, refletindo um pouco do espírito da cultura japonesa, cada vez mais diluída mesmo no Japão.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: