Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Suplemento Educação do Estadão e Outras Indicações

17 de setembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Estão se ampliando os horizontes da educação utilizando a alta tecnologia, como consta do suplemento Educação do jornal O Estado de S.Paulo da edição de hoje, que pode ser acessado pelo http://www.estadao.com.br/educacao. Também existem as mais de 600 aulas mais sofisticadas e didáticas como do consagrado Salman Khan, que se tornaram acessíveis gratuitamente em português, graças à Fundação Lehmann e seus parceiros pelo http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#o-programa. O MIT dos Estados Unidos oferece também muitas aulas dos seus cursos de graduação e pós-graduação, que podem ser traduzidos do http://ocw.mit.edu/courses/translated-courses/portuguese/ se acessado pelo Google Chrome. Portanto, para as novas gerações dos que tiram partido da internet abrem-se muitas novas formas de completar as lacunas ainda existentes na educação brasileira.

O Suplemento de O Estado de S.Paulo menciona algumas escolas que já tiram partido das facilidades possíveis com o uso da tecnologia digital, informando que necessitam investir nos professores que tenham treinamentos adequados para uso de todas as suas possibilidades. Estes meios estão permitindo trazer para as aulas o que não era possível somente com os livros e as aulas preparadas tradicionalmente pelos professores. Mas lembra que somente a tecnologia não resolve todos os problemas, havendo necessidade de uma definição da orientação como o adequado preparo dos professores e dos meios que serão utilizados.

kazuesta

Este site já fez referência a Khan Academy que se tornou famosa em todo o mundo. Com o patrocínio da Fundação Lehmann, que conta também com as parcerias do Instituto Natura, Instituto Península, o Ismart e a Fundação Telefônica, informando que, traduzindo as mais de 600 videoaulas, estão se tornando ferramentas de exercícios para as escolas públicas. São aulas de Matemática, Biologia, Química e Física. Mas 400 estão sendo preparadas para se tornarem disponíveis até o final de 2013. Até o início de 2014, a plataforma de exercícios de matemática também estará disponível gratuitamente pela internet, superando as limitações apontadas por muitos educadores.

Informa-se que hoje já mais de 10 mil alunos do 3º, 4º e 5º anos dos Estados de São Paulo, Paraná e Ceará participam do projeto Khan Academy nas suas escolas públicas. Como no método Kumon, os alunos avançam no seu ritmo próprio.

O programa do MIT OpenCourseWare está oferecendo praticamente todo o conteúdo dos cursos daquela considerada hoje a melhor Universidade do mundo. Compreendem 2.150 cursos que estão sendo visitados por 125 milhões de estudantes de todos os países.

Existem instruções em português para o aproveitamento de todos estes materiais, havendo vídeos, notas de leitura, exercícios e outros meios para o seu melhor aproveitamento.

Cerca de 30 departamentos do MIT com seus cursos estão disponíveis em português, segundo o que está no seu site, havendo os que são recomendados para estudantes de graduação e pós-graduação.

Entre os cursos mais visitados estão listados desde os básicos como de álgebra, física, como introduções à computação, princípios de microeconomia, de biologia, de psicologia como dos mais variados setores do conhecimento.

Estas aulas e cursos disponíveis não visam o fornecimento de certificados, não havendo necessidade de inscrição, podendo ser acessado de qualquer localidade do Brasil e do resto do mundo, não havendo garantia que as traduções sejam as mais adequadas.

Todas estas informações estão sendo oferecidas como verdadeiros aperitivos, para serem aprofundados e pesquisados pelos interessados.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: