Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Visitas Relevantes em Kyoto no Outono

14 de setembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , ,

Muitos consideram que o outono no Japão é a época mais propícia para uma visita, superando até a primavera quando se assiste a florada das cerejeiras. O outono expressaria melhor o espírito dos japoneses, e o jornalista Preston Phro destaca no seu artigo publicado no Japan Today os doze lugares que ele considera os mais imperdíveis em Kyoto, quando as folhas explodem de amarelo e vermelho, criando um clima inusitado e talvez um pouco nostálgico. Acrescente-se ainda a que Yuka Matsumoto apresenta no Yomiuri Shimbun a casa no bairro de Ohara, na antiga capital japonesa, mantida por Venetia Stanley-Smith junto com o seu marido, o fotógrafo Tadashi Kajiyama, que apresenta um aspecto particular de impressionante significado.

Japan Today começa a lista com o templo budista Daitoku, fundado no século 14, onde se encontra o jardim de pedras. Prossegue com o Eikan Salão das folhas de outono, também com o templo budista Seizen. O seguinte seria o Templo Kodai no Kita-no-Mandokoro. Imperdível o conhecido Templo de Kiyomizu constante de qualquer lista que se faça daquela cidade. O seguinte seria o Templo Tofuku com um dos mais antigos portões Zen conhecidos. Genkoan seria o Templo Soto Zen, um dos muitos ramos do budismo. O monte Arashiyam, também dos mais conhecidos de Kyoto, marca a sua presença. O Templo Jingo, no centro de Kyoto, não poderia ser esquecido. O Templo Senyu, do século 9, também uma preciosidade. O Grande Santuário Kitano, do santuário Shinto, também é imperdível. O Santuário Shimogama, considerado obrigatório para os visitantes. E finalmente, o Templo Gio que está no sopé das montanhas que cercam a cidade. Lamentavelmente, este artigo só pode apresentar esta lista, sem considerações mais detalhadas sobre suas características.

Autumn-leaves_daitokuji_kyoto_01

Jardim do Templo Daitoku

A residência de Venetia Stanley-Smith, que é de origem inglesa, conta com um jardim de ervas, rosas, alecrim, artemísia e muitas outras espécies japonesas e estrangeiras, com mais de 150 variedades, tendo um sentido mais voltado à alimentação sadia como a preservação da saúde. A sua ampla variedade cobre todas as mudanças que se observam durante as quatro estações do ano no Japão, que se expressa como shiki.

2011_02_10-venetia2

Venetia Stangley-Smith

Um filme está sendo feito sobre este jardim que leva o nome “O jardim de Venetia das quatro estações”, ao mesmo tempo a loja de Departamentos de Matsuya Ginza, de Tóquio, apresenta uma exposição sobre Venetia e seus amigos, tudo no próximo mês de setembro.

Esta é uma simples listagem, pois os interessados devem fazer uma ampla pesquisa sobre o que de mais interessante pode ser encontrado no Japão nesta próxima estação do ano. São quase infinitas as alternativas, tanto em Kyoto como no resto do país, exigindo uma longa temporada para ter somente uma pálida noção da riqueza natural que está devidamente preservada no Japão, com constantes aperfeiçoamentos e que fazem bem não somente para o corpo como principalmente para o espírito.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: