Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

79 Anos da Imperatriz Michiko do Japão

21 de outubro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , , ,

Apesar de ser a atual imperatriz do Japão, Michiko nasceu plebeia com o nome de Michiko Shoda há 79 anos, que completou neste domingo, dia 20 de outubro. Ela conheceu o então príncipe herdeiro Akihito em Karuizawa, uma pequena cidade nas montanhas próximas de Tóquio, semelhante com Campos do Jordão no Brasil, onde praticavam tênis, frequentada pela elite japonesa, hoje mais popularizada com muitos turistas. Acabou contraindo o seu matrimônio sob a rígida supervisão da Casa Imperial, tendo sofrido no seu duro e longo processo de adaptação à vida palaciana, havendo um período que tinha perdido a sua capacidade de fala com as pressões psicológicas que sofria. Mas, pessoalmente, ela é uma senhora de conversa muito agradável, que foge um pouco do antigo padrão da nobreza japonesa.

Tive o privilégio de alguns contatos pessoais com ela, na companhia do imperador Akihito, quando ele ainda era o príncipe herdeiro ou já ocupava o Trono do Japão. Ela visitou algumas vezes o Brasil, quando Akihito ainda era o príncipe herdeiro, e sempre nas conversas bastante elegantes costumam revelar as saudades que sentem do Brasil, cujas impressões transmitiram para seus filhos, que também tiveram a oportunidade de visitar o Brasil. O Japão tem a plena consciência que o Brasil é o país que conta com maior número de imigrantes japoneses e seus descendentes, tendo-os acolhido num período onde o excedente populacional japonês era um problema.

Mas foi quando ocupei a posição de Comissário do Governo Brasileiro para a EXPO TSUKUBA 85 que tive mais oportunidades para estes contatos, inclusive para explicar o significado do Pavilhão Brasileiro que já apresentava na ocasião a tecnologia do álcool, que depois ficou mais conhecido como etanol.

empress2

Casal Imperial do Japão. AP Photo/Imperial Household of Japan

Com o longo treinamento de muitos contatos oficiais, ambos são dotados de uma memória respeitável. Tanto que os encontrando novamente em São Paulo num evento, depois de um rápido cumprimento em Brasília, eles tiveram a gentileza de mencionar que tinham a lembrança do nosso encontro na Capital brasileira.

Os nobres japoneses costumavam conversar somente sobre assuntos gerais como a natureza sem se referirem as questões corriqueiras das vidas das pessoas. Mas tanto Michiko como Akihito procuravam romper estas antigas tradições, para se referirem de seus sentimentos com relação aos brasileiros, notadamente aos descendentes dos imigrantes, cujos sofrimentos na sua adaptação ao Brasil parecem comovê-los sinceramente.

Quando da apresentação do Pavilhão brasileiro em Tsukuba, por exemplo, o então príncipe herdeiro, quando lhe apresentei um quadro pintado pelo meu amigo Manabu Mabe, entre outros trabalhos artísticos de nikkeis brasileiros, que lembrava num estilo figurativo o perfil de um imigrante revelando a sua saudade do Japão, Akihito perguntou algo que me deixou impressionado. Ele, que deve ter estudado muitas coisas dos artistas nikkeis, perguntou-me se Manabu Mabe não trabalhava somente com o estilo abstrato, ao que lhe informei que na sua fase inicial ele era figurativo, como em alguns dos seus períodos mais maduros havia uma mistura de algo figurativo, ainda que com forte conotação abstrata e gesticular.

Mas o que mais me impressionou, como a todos que participaram no Japão dos eventos relacionados com o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, foi que o Casal Imperial rompeu totalmente o que estava previsto no protocolo. Previam-se somente alguns discursos num evento que seria seguido de um coquetel. Para desespero dos que cuidavam da segurança, eles fizeram questão de permanecer no evento circulando entre os convidados, por um longo período de tempo, aceitando que muitos aproveitassem não somente para conversar com eles, como tirar fotografias juntos, o que não deveria ser protocolar.

É muito confortante saber que o Casal Imperial, mesmo com a idade e os problemas de saúde que já foram enfrentados no passado, agora está bem para poder comemorar os 79 anos da Imperatriz Michiko. Vida longa para eles.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: