Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Corrida Tecnológica Pelo Carro de Hidrogênio

11 de outubro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, webtown | Tags: , , , ,

Uma reportagem elaborada por Alan Ohnsma na Bloomberg foi publicada pelo The Japan Times informando que as empresas japonesas devem apresentar no próximo mês na Tokyo Motor Show suas versões dos carros movidos a hidrogênio, que já estão se tornando frequentes. Todos sabem que eles são menos poluentes, mas ainda seus custos atuais são proibitivos, esperando-se que em 2015 já estejam no mercado nos Estados Unidos, Japão e na Europa. A Toyota entendeu que o hidrogênio é a melhor alternativa à gasolina, como outras montadoras. As pesquisas começaram no ano 2000, e nesta semana um pequeno veículo sedan deverá estar disponível para o test drive.

Este automóvel apresenta uma rápida aceleração e o seu manuseio parece adequado, e os engenheiros da Toyota estão trabalhando para transformá-lo no carro da próxima geração de veículos. Isto está acontecendo também com a Honda, Hyundai, Daimler como a GM, que investem bilhões de dólares nestas pesquisas. As células de combustíveis ganharam prioridade desde 1990, diante da grande disponibilidade de hidrogênio, que também é de baixa geração de carbono. São conhecidos pela sigla FCHV que seriam os veículos híbridos movidos com células de combustíveis. Os críticos afirmam que o veículo não é suficientemente limpo, pois se utiliza o gás natural para a produção do hidrogênio, além de serem de custos elevados.

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O hidrogênio vem sendo utilizado nas aeronaves espaciais desde 1960, e estas células de combustíveis de hidrogênio produzem eletricidade e emitem somente vapor de água. As competições ocorrem para baixar os seus custos.

Os mais realistas imaginam que entre 2018 a 2020 estes veículos estarão no mercado a preços competitivos. A Toyota espera que nesta época possam estar oferecendo dezenas de milhares de veículos. Eles esperam que estes carros tenham autonomia para mais de 500 quilômetros, podendo custar cerca de US$ 50 mil cada.

O novo modelo da Toyota deverá ter o tamanho próximo do Camry, ou do Prius, devendo comportar cinco quilos de combustível. A rede de abastecimento destes combustíveis é outro problema que está sendo estudado, devendo ficar tão fácil como a gasolina.

Muitas montadoras esperam colocar alguns modelos experimentais o mais rapidamente possível, havendo também alianças entre algumas delas para os seus desenvolvimentos, envolvendo empresas de diferentes países, como os japoneses, coreanos, norte-americanos e alemães. Os governos destes países estão estimulando estas atividades.

Tudo indica que estas e outras montadoras estão engajadas nestes desenvolvimentos, esperando-se os seus resultados no futuro próximo, como uma realidade palpável.



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