Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Desaprovação Maciça dos Black Blocs

27 de outubro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias | Tags: , ,

Um levantamento de opinião feito pela Datafolha indica que 95% dos paulistanos desaprovam a ação dos chamados black blocs, que usam a violência aproveitando as demonstrações populares, depredando patrimônios públicos e privados, atacando os policiais militares. O levantamento foi efetuado na sexta-feira última, no mesmo dia em que o coronel da Polícia Militar Reynaldo Simões Rossi, mesmo atacado covardemente por um bando de desordeiros, instruía seus subordinados para manterem a tropa sem uma reação violenta. Os dados demonstram que entre os de mais de 35 anos chega-se a desaprovação acima de 97%, que significa praticamente uma unanimidade.

Não existem diferenças entre as famílias de diferentes rendas familiares, mostrando que menos os que contam com menos de 2 salários mínimos, 96% desaprovam estas violências, pois estes bens públicos e privados são os que eles utilizam para suas facilidades de transporte e uso de terminais bancários. Mesmo a aprovação dos protestos na cidade de São Paulo vem diminuindo ao longo do tempo, tendo sido de 89% em junho e já está em 66% no último levantamento.

G8 G20 Protest 20100626

Este tipo de manifestação violenta foi importado do exterior, onde movimentos como Occupy Wall Street o utilizou diante do apoio que as autoridades norte-americanas continuam dando ao sistema bancário internacional, ainda que seus danos estejam prolongando a crise mundial até os dias atuais.

Muitos jovens, alguns de classe média alta, entendem que as manifestações violentas são necessárias para chamar a atenção da opinião pública. Mas, pelo visto, o seu apoio vem declinando, pois há uma nítida distinção com as pacíficas.

O que parece que deve acontecer com base nestes tipos de levantamento de opinião pública é que os líderes das manifestações legítimas deveriam tomar a iniciativa de banir os que se apresentam mascarados, mostrando que suas intenções não são boas. O autopoliciamento seria uma medida eficaz, mostrando que a maioria deseja manifestações pacíficas e democráticas. Em muitos países, os locais das manifestações devem ser aprovados pelas autoridades, pois a cobertura da mídia estará presente, desde que não sejam agredidos como têm acontecido.

Não se conhece avanços democráticos e sociais com a anarquia. As sociedades organizadas necessitam contar com a força policial, pois sempre existem as nítidas minorias que não estão procurando avanços, mas a desestruturação destas sociedades.

Com base nestes dados e outros, as autoridades, começando do Judiciário, Ministério Público, forças policiais e as organizações política necessitam aprovar medidas legais para uma atuação mais eficiente na preservação da sociedade democrática e organizada.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: