Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Disseminação de Notícias Sobre os Protestos Brasileiros

21 de outubro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias | Tags: , ,

Lamentavelmente, as notícias sobre as manifestações que estão ocorrendo no Brasil e os choques com as forças policiais vêm se disseminando pelo mundo. Um artigo escrito por Dom Philips do The Observer foi republicado no The Japan Times, informando que diante da Copa do Mundo, as desigualdades existentes no Brasil estão provocando iras dos mais variados setores, como dos professores no Rio de Janeiro. Mesmo reconhecendo que milhões de pessoas superaram a pobreza absoluta. Mesmo com as vitórias esportivas como na Copa das Confederações onde o Brasil ganhou da poderosa seleção espanhola. Mas, fora do estádio do Maracanã, os manifestantes enfrentavam as tropas de choque.

O artigo menciona que as manifestações dos professores estão infiltradas pelo Black Bloc, mascarados que promovem depredações. Muitos se perguntam se a Copa do Mundo vai se realizar. Mesmo que o Brasil seja o B dos BRICS, com Lula da Silva tendo conseguido os avanços sociais que beneficiaram 40 milhões de brasileiros, com muitos conseguindo comprar os seus celulares. A reportagem registra que alguns analistas veem uma relação positiva com a desigualdade.

logo_offThe_Observer-logo1

O artigo menciona que muitos estão conseguindo comprar seus bens materiais, mas não conseguem o atendimento de suas necessidades sociais como de saúde, educação, transportes, saneamento.

A Copa do Mundo está sendo considerada como um dos gatilhos que desencadeiam os protestos, pois os custos dos estádios poderiam estar atendendo outras necessidades sociais, sendo que alguns seriam elefantes brancos, como os de Brasília e Manaus.

Apesar dos aumentos dos gastos em educação, muitos não os consideram utilizados de formas eficientes. Os serviços de saúde chegaram à periferia, mas parece que fica claro o contraste com os dos privilegiados.

Mencionam-se as críticas como as feitas pelo The Economist, pois o crescimento econômico atual está baixo. O crescimento chinês teria ajudado o Brasil, mas agora existem problemas. As dificuldades da infraestrutura e a ineficiência de internet são mencionadas.

Mas o artigo menciona que a crítica não é somente com os serviços públicos, mas com um exagero no consumismo, havendo uma pressão inflacionária. Muitos dos protestos acabam sendo divulgados por uma imprensa informal.

A violência policial estaria inibindo outras adesões para reivindicações com os quais muitos concordam. No fundo, o artigo aponta que existe o problema da corrupção endêmica. Existem os que preveem que a Copa do Mundo será utilizada pelos manifestantes para mostrarem suas insatisfações.

Lamentavelmente, isto não vem acontecendo somente no Brasil, mas os destaques violentos acabam sendo divulgados com maior destaque em muitos lugares do mundo, enquanto os que exigem trabalhos sistemáticos e persistentes não aparecem nas manchetes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: