Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Financial Times Com Uma Série de Artigos Sobre o Brasil

24 de outubro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Notícias, Política | Tags: , , , , , ,

O Financial Times publicou uma série de artigos sobre o Brasil, referindo-se às pesquisas que estão sendo efetuadas no país para enfrentar os desafios da exploração do pré-sal, citando o caso da Petrobras. Mas também lembrou casos considerados de sucesso como o da Embraer, que aprendeu a combinar tecnologias de empresas consagradas no mundo. Ou a Embrapa, que veio apoiando o desenvolvimento da agricultura brasileira, disseminando a produção como da soja. A publicação lembrou a disseminação do uso dos meios eletrônicos recentes, citando até o caso da presidente Dilma Rousseff utilizando a rede social para se comunicar com a população. Também citou o que acontece em Recife como um símbolo do desenvolvimento que não se concentra somente no Centro Sul. Bem como a prioridade brasileira para o aumento dos seus estudantes no exterior, referindo-se também às vacinas que estão sendo produzidas no país.

Tudo indica que o Brasil voltou a despertar o interesse dos países estrangeiros, sendo que a mídia de alcance internacional reflete esta situação. O Financial Times, refletindo a sua posição ideológica liberal, vem criticando muitos países que intensificaram a ação governamental, principalmente depois da crise de 2007/2008 que continua afetando o mundo. No entanto, parece pragmático ao admitir que países emergentes como o Brasil, com todos os seus muitos problemas, lutam para superar os desafios que se apresentam, procurando melhorar a sua eficiência, utilizando conhecimentos ajustados à sua realidade, que nem sempre é idêntica ao dos países industrializados e desenvolvidos.

brasil-politico

Plataforma-de-Petroleo-Foto-Divulgacao-Petrobras1

Um artigo escrito por Joseph Leahy refere-se ao Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na ilha do Fundão, onde se concentram os centros de pesquisas de diversas grandes empresas internacionais de grande prestígio como a EMC, a Halliburton e a Tenaris entre outras, visando desenvolver conhecimentos para enfrentar os desafios como do pré-sal.

Hoje, reconhece-se que o Brasil vem efetuando pesquisas importantes para enfrentar os desafios que se colocam, como exemplo, para a Petrobras, a estatal que é o sustentáculo da exploração do petróleo e gás, que começa a contar com a parceria de grandes empresas internacionais do setor. Existem muitos problemas que são mencionados, como o risco da doença holandesa, onde importantes produtores de petróleo acabaram ficando sem o desenvolvimento de outros setores econômicos.

Muitas citações efetuadas por empresas consultoras internacionais são mencionadas, ainda que elas mesmas não sejam detentoras de tecnologias, servindo somente para trabalhos mais superficiais. Mas mencionam que não se trata somente da Petrobras, com menções à Embraer que vem competindo no mercado internacional de aeronaves, juntando tecnologias de muitas empresas especializadas na produção de partes das mesmas, o que não é uma tarefa fácil porque precisa coordenar muitas delas que possuem exagerado orgulho de seus conhecimentos.

Também citam que o Brasil vem procurando soluções para as suas condições específicas, como os veículos destinados ao uso combinado da gasolina com o etanol, na forma que ficou conhecida como flex, ainda que a mesma tecnologia tenha sido desenvolvida pelos alemães, mas com ampla utilização de todas as montadoras estrangeiras instaladas no país. O que se menciona é que o país estava bastante atrasado e o atual ritmo de atualização é respeitável.

Todas estas inovações que estão ocorrendo no Brasil apresentam novos desafios importantes como a preparação de recursos humanos para tanto. Os brasileiros, além de se empenharem nos estudos locais, inclusive noturnos, estão aumentando sua presença nas grandes universidades do exterior, bem como usando os meios eletrônicos para contar com cursos à distância dos melhores centros internacionais.

Vai necessitar, também, do preparo de uma grande massa de recursos humanos de nível técnico, que realmente terá que executar os trabalhos para enfrentar os desafios que se apresentam. Isto está se efetuando em todo o país, até nas regiões mais distantes dos centros avançados, e nos mais variados setores, como no desenvolvimento de vacinas nos laboratórios.

Ainda que nem sempre todo o conjunto esteja satisfatório, e com fortes limitações no setor público, está se aprendendo formas de colaboração com as empresas privadas, onde também existem limitações. A insatisfação existente acaba sendo um desafio que terá que ser enfrentado, pois o desenvolvimento não pode ocorrer somente em poucos setores, mas ser disseminado em toda a sociedade brasileira, com o máximo de equilíbrio possível, considerando também as sustentabilidades e o atendimento de todos os reclamos sociais e políticos.

Mas, tudo indica, a oportunidade está aí, e espera-se que, independentemente de quem esteja no poder, a população brasileira, que sempre foi aberta para a colaboração externa, se mostre capacitada para dar a sua contribuição para a melhoria do padrão de vida em todo o mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: