Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mitsubishi Heavy na Construção Naval Brasileira

21 de outubro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

Uma notícia foi publicada pelo jornal econômico Nikkei informando que a Mitsubishi Heavy e quatro outras empresas japonesas planejam unir suas forças para investir nos estaleiros brasileiros, para competir com os rivais coreanos e chineses nas embarcações para a exploração dos recursos naturais no alto-mar, notadamente no pré-sal com o petróleo e o gás. O consórcio japonês é liderado pela Mitsubishi Heavy, que é no Japão a quinta maior empresa de construção naval. Mas também participam a Imabari Shipbuilding, que é atual líder industrial, mas também a trading Mitsubishi Corp., a Namura Shipbuilding, e a Oshima Shipbuilding. O grupo japonês contará com 30% de participação na Ecovix – Engevix Construções Oceânicas, com cerca de US$ 400 milhões até o final deste ano fiscal que termina em março próximo.

Quando concluído estes negócios, será o maior investimento dos japoneses da indústria de construção naval no exterior, segundo o artigo. Isto permitirá a construção de embarcações de perfuração de poços com elevado valor agregado, na esperança de fornecer para a exploração de petróleo e gás nas costas brasileiras das reservas descobertas.

mhiuntitled

A Ecovix – Engevix já opera no Rio Grande do Sul e, segundo as notícias, possui um bom relacionamento com a Petrobras. O apoio das empresas japonesas é para expandir suas operações com a obtenção de tecnologias de ponta.

Segundo a notícia, a Mitsubishi Heavy deverá arcar com a metade dos investimentos programados pelos japoneses. Será criada uma empresa de propósitos específicos para a finalidade.

A notícia informa que as empresas coreanas e chinesas controlam atualmente 70% do mercado mundial. Os japoneses procuram ampliar sua capacidade com associações com outros estrangeiros.

Evidentemente, as licitações que estão sendo feitas pelo governo brasileiro de novos lotes no pré-sal estimulam a aceleração de empreendimentos desta natureza.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: