Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Brasil e Rio de Janeiro na Pauta do Mundo

26 de novembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Imprensa, Notícias | Tags: , ,

O fato concreto é que o Brasil e o Rio de Janeiro estão na pauta dos principais meios de comunicação social do mundo, diante da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, sendo objeto de reportagens dos mais variados tipos. The New York Times publica um longo artigo de Michael Kimmelman que visitou o Rio de Janeiro e subiu até nas favelas para conversar com seus moradores. Também a imprensa japonesa registrou os lamentáveis arrastões que ocorreram nas praias do Rio de Janeiro que assustam a todos, ainda que medidas adicionais estejam sendo tomadas pela polícia. Algumas reportagens são mais equilibradas, ressaltando os esforços que estão sendo efetuados, mas os fatos negativos acabam chamando mais espaços nas manchetes.

O artigo do The New York Times procurou registrar as obras que estão sendo feitas, como as que visam a melhoria da zona portuária, procurando modernizar com instalações adequadas para os turistas. Até nas favelas as melhorias que estão ocorrendo mereceram destaque, pois suas vistas são estupendas e os seus moradores procuram mostrar que, mesmo com os seus muitos problemas, também contam com populações que se esforçam para viver e melhorar o padrão do que possuem. Elas estão sendo objeto de visitas de turistas, inclusive estrangeiros, que querem conhecer algo de diferente do que encontram em seus países, que não se restringe somente às desgraças. Como os brasileiros continuam mantendo o seu otimismo e a alegria, como as expressas nos carnavais, acabam interessando aos estrangeiros.

20131126-BRAZIL-slide-PF5A-jumbo

Reinventing Rio de Janeiro: With the World Cup and the Olympics bearing down on Rio within the next three years, officials here are struggling to reinvent this onetime third-world city with a first-world economy. Foto: Mauricio Lima for The New York Times

20131126-BRAZIL-slide-ASZQ-jumbo20131126-BRAZIL-slide-MXP6-jumbo

Obras em construção no Rio de Janeiro

O artigo cita o esforço que está sendo feito para reinventar uma parte velha do Rio de Janeiro, junto ao porto, que ainda tem traços do período colonial português, com raízes africanas das contribuições dos escravos. O que se pretende é tornar também esta parte da cidade adequada aos visitantes nacionais e estrangeiros, como já existem em muitas grandes cidades do mundo.

Mas também se cobre a parte da Barra da Tijuca, que já conta com o que se dispõe de moderno no Rio de Janeiro, E o jornalista foi visitar até onde será erguida a Vila Olímpica, onde crianças ainda brincavam junto a mangueiras e goiabeiras.

Ele também foi visitar os centros culturais que destacam os músicos brasileiros e estrangeiros que se tornaram famosos, desde Tom Jobim e até Bob Dylan que por ali passou. Ele observou as habitações populares do projeto Minha Casa, Minha Vida, conversando com líderes populares que estão participando destas melhorias, mesmo com alguns sacrifícios do que já tinham conquistado.

O que parece importante é que, não somente as autoridades, mas cada brasileiro tenha consciência que está sendo observado, inclusive quando participam de reivindicações legítimas. A imprensa internacional está presente, pois o Brasil está em pauta, e lamentavelmente é mais fácil um fato negativo virar manchete.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: