Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Contribuindo Para a Melhoria da Agricultura Brasileira

6 de novembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

Um interessante artigo de João Cesar M. Rando, presidente da inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, foi publicado no Valor Econômico. Ele prevê um novo salto na agricultura brasileira, como o que ocorreu na Revolução Verde, que permitiu o aumento da produtividade da agricultura brasileira nos últimos 40 anos. Segundo ele, o Sistema Campo Limpo, a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, é formado por agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público e vem funcionando há 10 anos. O Brasil se tornou uma referência mundial, com 94% das embalagens plásticas aproveitadas de forma ambientalmente correta. O artigo pode ser acessado na íntegra para os assinantes do Valor Econômico pelo: http://www.valor.com.br/opiniao/3329266/celebrando-os-bons-resultados-no-campo.

O Brasil é o líder neste processo, seguido de países como a Alemanha, Canadá, Japão, França, Espanha e Estados Unidos. O Sistema Campo Limpo é gerenciado pelo inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas na destinação deste material.

untitledlogogrd_inpev

Como o relatório Desenvolvimento Humano 2013 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento prevê um crescimento da produção agrícola brasileira de 40% até 2050, a inpEV está se preparando para o desafio de acompanhar esta evolução.

Está se voltando o foco também para a educação e conscientização das comunidades envolvidas, aumentando o engajamento de todos os elos da cadeia agrícola. Existem hoje 100 unidades de recebimento destes materiais em 23 estados brasileiros.

Para o transporte deste material, o inpEV utiliza o conceito do frete retorno, fazendo com que os caminhões que transportam os defensivos agrícolas também o façam das embalagens vazias, a granel ou compactadas em fardos.

O Sistema possui 14 recicladores e incineradores espalhados pelo país, cujos produtos são transformados em 17 artefatos como barricas de papelão, tubos para esgoto, embalagens para óleos lubrificantes, entre outros.

A Campo Limpo Reciclagens e Transformação de Plásticos tem como acionistas 30 fabricantes de defensivos agrícolas. A fábrica produz Ecoplástica Triex, a primeira embalagem feita a partir da resina plástica reciclada, utilizada para novas embalagens do setor. Com isto está se reduzindo a emissão de CO2.

Este instituto participa ativamente das discussões do PNRS – Plano Nacional de Resíduos Sólidos criado em 2010, utilizando a sua experiência para assistir outros setores. Verifica-se que existe no Brasil um esforço expressivo de sustentabilidade, exemplo mundial.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: