Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Painel Intergovernamental Sobre Mudança Climática

4 de novembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

Este Painel Intergovernamental Sobre Mudança Climática, que é promovido com o patrocínio das Nações Unidas, recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Vem alertando o mundo sobre as consequências desastrosas do aquecimento global, com base nos estudos efetuados pelos cientistas, mostrando que será inevitável o aumento da fome, da pobreza, das enchentes, das ondas de calor, das secas, das guerras e de doenças. É toda uma tragédia humana anunciada, mas que não consegue comover os políticos para a tomada de atitudes drásticas para reverter à situação. Todos os meios de comunicação social estão divulgando o que já vem ocorrendo e o que poderá continuar a piorar nos próximos anos, mas parece que os dirigentes mundiais gostam de se aproximar dos desastres, tendo outras prioridades.

O The Japan Times publica um artigo com base na notícia distribuída pela AP, informando que obtiveram uma cópia do relatório que está sendo apresentado novamente. O cientista de clima Chris Field, da Carnegie Institution, afirma que já vimos muitas de suas consequências e vamos ver muito mais no futuro. Afirma que os centros urbanos onde vive a maioria da população mundial são mais vulneráveis. Ao longo do século, os impactos serão tanto que o crescimento econômico ficará abrandado, gerando a insegurança alimentar. As regiões mais pobres serão mais afetadas aumentando a desigualdade com os países de alta renda per capita.

Calgary-floods-june-CC-Wayne-Stadler2013Climate-Change-Polar-Bear

Enchentes em centros urbanos em degelo nos polos em decorrência do aquecimento global

Os cientistas afirmam que estão bastante seguros que os chamados “riscos importantes” ocorrerão. As inundações estão aumentando, os oceanos estão se aquecendo, as secas estão ficando mais pronunciadas, muitas infraestruturas não suportam os problemas das condições atmosféricas extremas.

Informa-se que as interfaces das relações humanas com o sistema climático estão claras, aumentando os riscos num resumo de 29 páginas. Muitas doenças ficarão agravadas até 2050 com estes impactos do clima sobre a saúde humana.

Se as emissões de dióxido de carbono provenientes da queima de carvão, petróleo e gás continuarem nas trajetórias atuais, a combinação de altas temperaturas e umidades em algumas áreas em determinados períodos do ano vão comprometer a atividade humanas normais, inclusive na produção de alimentos e trabalhos ao ar livre.

Estima-se que se a temperatura global subir 1,5 graus a partir da atual, as economias do mundo poderão perder de 0,2 a 2,0 por cento ao ano. Isto poderá aumentar os conflitos violentos chegando uma guerra civil.

Os estudos foram divididos por regiões, sendo que na América do Norte os incêndios florestais continuarão se agravando. O calor apresentará maiores riscos na Europa, na América do Sul e na Ásia. Na Nova Zelândia e na Austrália, os ecossistemas de recifes e corais serão afetados, com riscos de pequenas ilhas serem inundadas pela elevação do nível do mar.

Chris Field informa que o quadro pode ser revertido com a redução do uso de combustíveis fósseis que provocam o aquecimento. Os dados mostram que há diferenças com os que já adotam medidas preventivas, com os que ainda não se movimentam para fazer algumas coisas.

Tudo indica que os problemas não são dos outros, mas de nós mesmos que podemos e devemos fazer algo para melhorar a nossa emissão de dióxidos de carbono.


2 Comentários para “O Painel Intergovernamental Sobre Mudança Climática”

  1. Moacir gama junior
    1  escreveu às 20:27 em 4 de novembro de 2013:

    Não seria o caso de os governantes incentivarem investimentos na “estocagem” de agua doce, a titulo de paliativos em situações de emergência(enchentes, secas prolongadas,etc ) ?

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 11:20 em 5 de novembro de 2013:

    Caro Moacir Gama Junior,

    Os volumes de água necessários são gigantescos. O que parece mais prático é que não continuem poluindo como estão fazendo com a exploração do xisto. E muitos países até o esgoto está sendo reciclado para se tornarem potáveis. Existem tecnologias que permitem transformar águas salgadas dos oceanos em potáveis e utilizáveis nas irrigações, havendo que se preocupar com a salinização que é um problema muito complexo como no Nordeste brasileiro.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: