Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tentando Definir o Caráter dos Japoneses

2 de novembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

Segundo uma matéria divulgada no Japan Times, escrito por Casey Baseel, um estudioso dos japoneses por cinco décadas, com base num publicado no site chinês BW, haveria algumas características que definiriam o caráter dos nipônicos, que decorreria de sua história isolacionista num arquipélago. A primeira seria uma mentalidade que dá prioridade ao grupo em detrimento do indivíduo, que pode ser notado nas mais variadas circunstâncias, o que determinaria também uma hierarquia na sociedade japonesa. Ele observa também uma honestidade, que constatou quando esqueceu uma pasta numa linha de metrô. Ao comunicar a um policial, teria recebido a recomendação de aguardar a volta do trem, onde encontrou a mesma intacta.

Há que se considerar que o Japão também veio mudando recentemente, mas muitas destas características ainda são mantidas como regras. Ele destaca, ainda, o respeito pela ordem e pela limpeza, que é uma característica quando pública, pois nos lares dos jovens atuais observam-se desleixos nestes cuidados, até pela falta de tempo para tanto. Ele observa também que os japoneses preferem fazer as coisas manualmente, e escrever um bilhete seria considerado mais respeitoso que fazê-lo eletronicamente.

logo-japan-times

Ele menciona que haveria uma afinidade pelo trabalho grupal e familiar. Isto decorre daquela mentalidade coletiva, que valoriza a equipe e a unidade familiar, onde o sobrenome é mais importante que o nome. Também ele observa um respeito para com os estrangeiros e coisas que vêm do exterior, pois muitos japoneses acabam se considerando representantes de sua população. Ele observa que a tendência é por uma ideologia indefinida, que se manifesta nos grandes partidos como nas religiões.

Ele observa que os estrangeiros notam que os japoneses são bastante calmos, mas se mostram agressivos quando se trata da nacionalidade, como nos casos de guerra. Ele observa que falta aos japoneses uma política externa e também econômica, o que teria determinado décadas de recessão, o que é discutível.

O autor também identifica que há uma falta de espírito crítico, quando na realidade os japoneses procuram não expressar suas contrariedades para serem corteses. Eles dariam grande importância à moralidade expressando vergonha, o que faria parte de sua cultura. Os japoneses tentariam resolver as divergências por entendimentos, evitando ações judiciais.

Ainda que estas opiniões sejam respeitáveis, não se pode considerá-las uma unanimidade, como na definição do caráter de qualquer população, que sempre é difícil de ser consubstanciada em poucas características.


2 Comentários para “Tentando Definir o Caráter dos Japoneses”

  1. Thomas More
    1  escreveu às 02:28 em 7 de novembro de 2013:

    Respeito para com os estrangeiros? Só se for com americanos. Existem sim japoneses que vêem os estrangeiros com outros olhos, mas muitos só admiram o americano mesmo, ou outras nacionalidades que não sejam do 3.º mundo.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 18:54 em 7 de novembro de 2013:

    Caro Thomas More,

    Obrigado pelo comentário. Infelizmente, isto acontece não somente com os japoneses. Todos os povos admiram os que estão mais desenvolvidos, tendo um certo preconceito com os menos desenvolvidos.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: