Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Disputa Entre Empresas Aéreas Japonesas

6 de dezembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política | Tags: , ,

Um artigo preparado por Soichi Inai, Yutaka Saito e o estafe do Nikkei, que unificou suas edições em inglês no Nikkei Asian Review, informa sobre as disputas entre a JAL – Japan Airlines e a ANA – All Nippon Airlines, que, segundo a matéria, acaba tendo uma conotação político partidária. Quando a JAL, como muitas empresas aéreas estatais em diversos países, encontrou-se em situação falimentar, teve que receber um forte suporte do governo, que naquele momento era controlado pelo DPJ – Partido Democrático do Japão, com grandes injeções de recursos públicos para o seu soerguimento. Agora, com o governo do LDP – Partido Liberal Democrata, ela está recebendo o troco na forma de preferência da ANA para ser beneficiada com os voos utilizando o antigo aeroporto de Haneda, mais próximo da Capital Tóquio.

Todas as empresas aéreas do mundo passam novamente por fortes disputas pelos passageiros, e a intensificação do uso do aeroporto de Haneda, tanto para voos internos ou regionais da Ásia, acaba sendo importante. Os dirigentes e funcionários da JAL se sentem prejudicados, o que costuma ser difícil num país como o Japão que costuma acomodar estes assuntos para permitir a coexistência das grandes empresas, notadamente na recuperação de uma que foi estatal e certamente tinha custos operacionais mais elevados.

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Foto: Getty Images

O artigo considera que um dos poucos projetos vitoriosos do anterior governo do DPJ era a recuperação da JAL, que estava praticamente concluída, depois de grandes esforços e suporte do governo. Parece que muitos atribuem ao atual governo do LDP uma intenção de uma espécie de vingança, o que pode ser considerado exagerado, mas são enfáticas manifestações de um jornal econômico da importância do Nikkei.

Muitas empresas aéreas, mesmo de países desenvolvidos, acabam sendo afetadas por novos aviões cujos custos operacionais são mais baixos que os modelos mais antigos. Também os custos de funcionários de mais tempo de trabalho costumam ser mais elevados, principalmente em países onde ainda predomina a tendência de emprego por toda a vida em uma só empresa.

Observa-se, também, que a ANA efetuou pesados investimentos no uso dos novos Boings 787 que apresentaram diversos problemas e continuam necessitando de aperfeiçoamentos, que acabaram afetando suas programações de expansão com muitos passageiros com tarifas mais baixas. Pode-se aventar a hipótese que estão sendo compensados com autorizações dos seus voos a partir de Haneda, mesmo com o prejuízo para a JAL.

O artigo informa que a JAL não se conforma com a situação de preferência para a ANA, no momento em que está completando a sua recuperação, estando disposta a colocar o assunto junto ao governo, à Dieta e à opinião pública, pois a colocação é inusitada no Japão.



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