Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Ecoparque da Natura em Benevides

5 de dezembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , , , | 2 Comentários »

Uma notícia elaborada pela Gabriela Lara e Renan Carreira foi publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo informando que a empresa Natura, que vem se destacando no aproveitamento das matérias-primas regionais de forma ecológica na produção dos seus produtos, está criando um Ecoparque. Fica localizado numa área de 172 hectares no município de Benevides, no Estado do Pará, bastante próximo da capital Belém. Suas unidades de produção de sabonete que procuram aproveitar algumas essências locais ficariam lá localizadas. Mas também estariam sendo convidadas outras empresas que tenham finalidades semelhantes com objetivos de sustentabilidade, para formarem um aglomerado que proporcionem algumas vantagens recíprocas.

A simbiose mais procurada seria com indústrias de alimentos, óleo-químicas e de biocombustível que tenham condições de elevar o volume de aproveitamento dos produtos mantendo as florestas em pé. Segundo a Renata Puchala, a gerente de biodiversidade do Programa Amazônia da Natura, seriam aproveitadas as águas das chuvas e todos os veículos utilizados no projeto seriam elétricos.

logo-natura1norte_inovacao_1

Segundo as informações disponíveis, as obras das primeiras instalações já estão em andamento. Elas foram prestadas durante o evento Fóruns Estadão Regiões – Norte. As notícias fornecidas dão conta que existe um entendimento com o Senai – Serviço Nacional de Aprendizado Industrial para o treinamento dos recursos humanos, que contaria com 400 empregados diretos e 40 indiretos.

Todas as unidades da Natura na cadeia relacionada com os sabonetes devem se localizar neste projeto, e estariam sendo procuradas outras parcerias que tenham as mesmas preocupações de sustentabilidade.

Na realidade, a biodiversidade regional é extremamente rica, comportando várias iniciativas semelhantes, pois o seu aproveitamento ainda está na fase inicial, muitos de forma artesanal. Mas existe uma demanda tanto nacional como internacional que tenha a marca destes aproveitamentos sustentáveis da produção florestal, que acaba tendo um charme, além de contribuir de fato na preservação da floresta em pé.

Muitos dos resíduos de outros aproveitamentos podem proporcionar vantagens contribuindo para a sustentabilidade. Informa-se que o projeto deverá contar com as primeiras produções já no ano de 2014.

Muitas entidades voltadas à pesquisa da região como o INPA – Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia podem fornecer indicações de muitos produtos amazônicos que já estão sendo aproveitados, bem como outros que possuem elevadas potencialidades pelos seus conteúdos que parcialmente já eram conhecidos dos índios, e hoje estão sendo sistematizados e aprofundados por trabalhos científicos.

Estes aproveitamentos poderiam constar de uma programação governamental, visando ampliar as possibilidades de desenvolvimento regional, sempre de forma sustentável.


2 Comentários para “Ecoparque da Natura em Benevides”

  1. MARIA GORETTI S. NEVES
    1  escreveu às 17:57 em 5 de janeiro de 2014:

    Sou voluntária, ajudando pessoas qualificadas pelo SENAC em GESTÃO, HOSPITALIDADE,BELEZA, ARTES a encontrar seu emprego, se eu puder ser útil, agradeço.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 09:25 em 6 de janeiro de 2014:

    Cara Maria Goretti S.Neves,

    Existem infinitos trabalhos de maior utilidade que precisam ser feitos. O trabalho de uma voluntária é em parte localizar os mesmos para os possíveis candidatos. Não acredito que já encontrar as listagens das mesmas pronto. Já faço isto há mais de 50 anos.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: