Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Nelson Mandela

6 de dezembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

Existem poucas pessoas que merecem as homenagens de todos como Nelson Mandela. Um homem da estatura de Mahatma Gandhi e de Martin Luther King, deixou marcas profundas para toda a Humanidade. Lutou como ninguém pela igualdade dos seres humanos, partidário da não violência, acabou com o apartheid na África do Sul. Deu exemplos marcantes e pessoais para todo o mundo. Com sua força moral modificou o comportamento da Humanidade. Prêmio Nobel da Paz é pouco para ele. Tornou-se presidente do seu país eleito por todos.

Nelson Mandela

AP photo/Simon Dawson

A África do Sul é hoje considerada um país desenvolvido. Muitos brasileiros vão para aquele país fazer turismo. Muitas de suas cidades possuem condições superiores às melhores brasileiras. Há poucas décadas, ainda éramos testemunhas das barbaridades que lá se praticava contra os negros.

A segregação era a regra. Havia bairros dos negros, eles não podiam frequentar onde os brancos ocupavam. Suas habitações eram degradantes.

Isto nos dá a possibilidade de imaginar também no Brasil que não haverá mais diferenças entre os seres humanos. Os hoje favelados poderão ter os mesmos padrões de vida e dignidade dos que moram nos Jardins.

Os que moram nos mocambos, nas palafitas, nos confins do Brasil devem ter os mesmos direitos dos demais brasileiros que gozam de padrões superiores de vida.

Somos todos iguais. Mandela conseguiu provar a cada um de nós que isto é possível de ser conseguido sem violência. Não há necessidade de séculos para estas melhorias. Em algumas décadas estas mudanças são possíveis, sem violências.

Todos nós temos que lutar para tanto, dando o mínimo para que isto se torne uma realidade, com democracia. Nelson Mandela nos deixou indicado o caminho.

Só temos que persistir, como ele, para obter o que está ao alcance das nossas mãos. Não é um sonho, uma realidade palpável. Os brasileiros, que se orgulham de não serem racistas, precisam provar isto com fatos.

Não se trata somente de discursos, mas de atos concretos. Nelson Mandela nos ensinou isto, precisamos incorporar estes pensamentos e os transformar em realidade.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: