Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Preocupantes Problemas na Índia

13 de dezembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias, Política | Tags: , , ,

A Índia, como é sabida por todos, é o segundo país do mundo em termos populacionais, perdendo somente para a China, e vem desenvolvendo um sistema político democrático, lutando com suas dificuldades diante de muitas diferenças internas, para obter um padrão de vida mais razoável para a sua grande população. Vinha conseguindo manter o poder político com o Partido Congresso, onde a família Gandhi sempre foi influente. O atual primeiro-ministro Manmohan Singh, que foi mais reformista, hoje com 81 anos está terminando o seu mandato, com as eleições marcadas para maio do próximo ano. Rahaul Gandhi deveria ser o candidato, mas não aparenta apetite para tanto.

Narendra Modi é o favorito para se tornar o próximo primeiro-ministro da Índia, ele que vem administrando a localidade de Gujarat, que possui 5% da população do país, contando com um núcleo apaixonado de adeptos, com um misto de eficiência econômica e nacionalismo hindu de linha dura. Ele é visto como alguém capaz de tirar a Índia de suas dificuldades atuais, que está com baixo crescimento, incapaz de criar os empregos necessários. Mas ele tem uma terrível mancha de violência em 2002, que deixou mais de mil mortos, a maioria de muçulmanos.

INDIA_(F)_0713_-_Modi

Narendra Modi

Registrou-se na Índia o surgimento de um movimento anticorrupção e as aspirações por mudanças beneficiam Narendra Modi, que tem grande capacidade de oratória, ainda que não seja o único candidato que possa sair do BJP – Bharatiya Janata Party, de centro direita. Normalmente, na Índia, os convidados para um comício são pagos, mas no caso de Modi ele pode cobrar para os que desejam ouvir seus pronunciamentos. Ele conta também com o apoio de muitos empresários e inclusive o The Economist é simpático à sua candidatura, ainda que tenha reservas com sua atuação muito pessoal, autocrática.

A região sob sua administração conseguiu bons resultados econômicos como sociais, com sensível redução da pobreza, mas as condições nacionais são mais complexas que as locais. Os problemas com os muçulmanos contariam, no mínimo, com sua omissão, estando proibido de ingressar nos Estados Unidos. Sua vida estaria marcada pelo extremo nacionalismo hindu.

Estes não são os únicos problemas étnicos que se registraram na Índia, pois também os sikhs foram massacrados contra o assassinato de Indira Gandhi, sem que ninguém fosse condenado.

Modi precisaria demonstrar nos próximos meses que o seu nacionalismo inclui a todos, abominando a violência e a discriminação com os muçulmanos. Isso seria o mínimo, até para contar com os seus votos.

Ainda que muitos analistas brasileiros vejam grandes problemas no Brasil, quando se examinam as condições complexas que cercam países como a Índia e a China, tanto econômicas como políticas, com suas grandes diferenças étnicas e culturais, poderiam perceber que os locais são pequenos diante dos que estão sendo enfrentados por outros grandes países emergentes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: