Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Um Natal Brasileiro

22 de dezembro de 2013
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

Verificando as notícias sobre o Natal nos órgãos de comunicação social do Brasil, verifica-se, tristemente, que só se fala das vendas de presentes. Pode parecer piegas, mas tenho o sonho e a esperança da volta do Natal às suas origens e adaptados às condições brasileiras. O que está se comemorando é o nascimento de Jesus Cristo, que condenou os vendilhões no templo e o que se observa é a data máxima da cristandade transformada num evento comercial para “comprar” os afetos das crianças com os brinquedos. O uso da figura de um Papai Noel ridículo para mim, que nada tem com as regiões tropicais, com roupas inadequadas para o clima, com uma barba que assusta até as crianças. Na culinária, começo a leitura entusiasmada de um artigo no suplemento Eu e o Fim de Semana do jornal Valor Econômico escrito pelo chef Felipe Bronze falando de sua rejeição das outras importações de hábitos. Mas fico frustrado quando a sua receita recomendada é nada mais que o bacalhau vindo da Noruega, junto com a sua apreciação da rabanada também de origem europeia.

O discurso sobre uma ceia brasileira ficou totalmente falsa, ainda que se destaquem os ingredientes que poderiam ser locais, como frutas, legumes, carnes e peixes tipicamente tropicais, sem nenhum exagero e luxo. Como é difícil deixar a forte carga cultural e continuar dependendo do que é de outras regiões com climas totalmente diferentes da brasileira. Que decepção, ainda que não seja preciso ser um radical tropicalista.

Frutaspacutambaqui

Frutas e peixes tropicais

Porque não usar no Natal uma simples manjedoura, pobre, com um bebê recém-nascido, cercada de burros, bodes, e pais pobres como se encontram no sertão nordestino? Usar pinheiros salpicados de lâmpadas chinesas, com enfeites imitando neves e outras peças que nada têm de brasileiro seria a forma adequada de ensinar as crianças sobre o Brasil?

Tenho netos ainda pequenos que são levados pelos seus pais para os shoppings para conhecer o Papal Noel e eles ficam com medo desta figura tão estranha que nunca viram. Não é preciso se socorrer do professor Paulo Freire para educar as crianças a partir das coisas que os cercam no cotidiano. Parece necessário recuperar o verdadeiro sentido do Natal com a volta da exposição do verdadeiro sentido da data.

Acredito que hoje perguntando às crianças sobre o significado do Natal a resposta estará ligada aos presentes, sem ninguém fazendo referencia aos Reis Magos, que guiados por uma estrela teriam prestado suas homenagens ao nascimento do Salvador, cuja data seria 6 de janeiro por uma convenção.

Parece que voltar às suas origens e adaptá-las às realidades brasileiras seria o mínimo a ser feito. Tem razão o papa Francisco quando diz que precisamos voltar à simplicidade e mesmo que eu não seja católico, mas voltado ao movimento ecumenista, respeitando todas as religiões.

Não parece adequado lembrar-se das crianças pobres somente nesta data, mas lutar pelas condições em que elas possam se tornar cidadãs condignas, contando com possibilidades de ascensão social os mais semelhantes possíveis com os privilegiados. Cultivar a solidariedade entre todos os que tenham o mínimo de boa vontade parece que é uma ideia que poderia ser ensinada a todas as crianças, aproveitando esta data de Natal.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: