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Single Malts Japoneses Superando os Escoceses

22 de março de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

Sempre que se fala que os whiskies single malt japoneses estão superando os escoceses, naturalmente as notícias são recebidas com alguns risos denotando dúvidas, notadamente dos apreciadores tradicionais destas bebidas. Um artigo está publicado no site da Bloomberg, escrito por Elin McCoy, informando que em provas cegas estas bebidas japonesas estão conseguindo resultados surpreendentes, o que já vem acontecendo há alguns anos. Em 2012, o Yamazaki, de 25 anos de envelhecimento, bateu 300 concorrentes do mundo numa prova cega internacional. Já existem bares nos Estados Unidos, no Reino Unido e em Hong Kong que contam com estas bebidas, com preços que dispararam no mercado.

O artigo informa o que já é conhecido dos que acompanham estas evoluções. Em 1918, um químico japonês viajou para a Escócia para estudar a sua produção, e voltando para o Japão associou-se com o empresário Shinjiro Torii, fundador da Suntory, que recentemente adquiriu o controle do Beam, fabricante do consagrado Bourbon Jim Beam dos Estados Unidos. Mas também existem outros produtores japoneses que estão evoluindo na produção de whisky de qualidade, como a Nikka. Todos sabem que os japoneses estão entre os grandes consumidores destas bebidas, ao lado dos tradicionais do Japão como o Shotchu e o saquê.

ImpressionSUNTORY

Há algum tempo, os japoneses também estão cuidando do marketing, tendo usado em 2003 o filme da Sofia Coppola, “Lost in Translation”, estrelando Bill Murray para um merchandise explícito. Existem somente sete produtores japoneses de single malt, mas cada um deles produz um grande número de variedades, usando as misturas variadas, mas sempre utilizando o malte da cevada importada da Escócia. Muito dos etanóis finos são importados do Brasil. Os japoneses possuem uma especial habilidade para o uso da água como das madeiras para os envelhecimentos. No conjunto, acabam sendo de uma delicadeza diferenciada, com harmonia e precisão, lembrando os jardins zens.

O artigo destaca alguns tipos considerados tops, com suas características todas de sabor, perfume bem como o que se sente nas suas apreciações.

Os preços que eles vêm conseguindo em leilões especializados são consagradores, algo como US$ 6 mil a garrafa, e mesmo os de tabela não são baratos. O Yamazaki 25 anos, julgado o melhor pelo Whisky Magazine’s 2013 World Whiskies Award, é vendido a US$ 1.600 a garrafa.



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